A Prefeitura de Rio Branco oficializou a renovação do contrato emergencial com a empresa Ricco Transportes, responsável pela operação de várias linhas de ônibus na capital acreana. A decisão foi publicada na edição desta quinta-feira, 28, do Diário Oficial do Estado do Acre (DOE).
De acordo com a administração municipal, a medida foi necessária devido ao abandono das linhas pelas empresas Via Verde Transportes e São Judas Tadeu Transportes, que anteriormente administravam o Lote II do Sistema Integrado de Transportes Urbanos (SITURB).
“O contrato tem como objetivo a exploração, em caráter precário e temporário, do serviço de transporte coletivo urbano de Rio Branco, abrangendo todas as linhas contidas no Lote II, abandonadas pelas concessionárias mencionadas”, afirma o documento.
A vigência do contrato é de 180 dias, contados a partir da data de assinatura, com possibilidade de prorrogação por igual período. Durante esse tempo, a Ricco Transportes deverá atender as regionais e bairros contemplados pelo transporte coletivo, conforme o cronograma de veículos e intervalos estabelecidos para o período de novembro de 2024 a abril de 2025.
O objetivo principal da renovação é assegurar a continuidade do serviço de transporte coletivo público, considerado essencial para a mobilidade urbana na capital acreana.