A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, na manhã desta quinta-feira (28), a operação “Hidden Circuit”, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de importação ilegal de aparelhos celulares. Em Manaus, agentes realizaram buscas em uma loja na rua São Luiz, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul, onde foram apreendidos eletrônicos e documentos para perícia.
De acordo com as investigações, influenciadores digitais, que atuam como “coaches”, ministravam cursos ensinando seguidores a importar produtos sem pagar impostos, além de orientá-los a driblar a fiscalização.
A operação, que também aconteceu em Goiás, Mato Grosso e Tocantins, cumpriu 76 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens. A Receita Federal estima que o esquema cause um prejuízo anual de R$ 80 milhões aos cofres públicos, apenas em tributos federais sonegados.
As investigações revelaram que as empresas envolvidas movimentam grandes valores, utilizando criptomoedas para transações ilegais e lavagem de dinheiro. A operação é um desdobramento da “Operação Mobile”, deflagrada em abril, que identificou transportadores flagrados com mercadorias eletrônicas sem recolhimento de impostos.
Os envolvidos podem responder por descaminho, organização criminosa, evasão de divisas, incitação ao crime e lavagem de capitais.
O presidente da associação de moradores do loteamento Raimundo Maia, na regional do Calafate, em…
A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram, na manhã desta quinta-feira (28), a operação…
O ator Julien Arnold morreu aos 60 anos de idade, no palco durante uma apresentação…
O secretário Júnior Lopes, da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) foi afastado…
Nesta quarta-feira (27), uma ação conjunta da Rede de Proteção à Infância e Adolescência resultou…
O influenciador Nego Di foi solto na madrugada desta quinta (28), após passar quatro meses…