O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), recebeu na manhã desta quinta-feira (27), em seu gabinete, Marici Marchini, diretora do Google For Education no Brasil. Durante a reunião, foi discutida uma parceria com a gigante da tecnologia, que tem como objetivo aprimorar a qualidade do ensino e da aprendizagem na rede municipal de educação da capital acreana.
Entre os temas abordados, os gestores debateram o cronograma de implantação da plataforma Google For Education, uma solução educacional amplamente utilizada em países como Estados Unidos e nações da Europa. A ferramenta inclui o Google Workspace for Education, que oferece suporte ao ensino e aprendizagem por meio de recursos como Google Sala de Aula, Meet, Documentos, Formulários e Chat.
A iniciativa busca alinhar a rede de ensino de Rio Branco às inovações tecnológicas e metodologias globais, proporcionando ferramentas modernas tanto para professores quanto para alunos, com o intuito de fortalecer o processo educacional. O prefeito Tião Bocalom expressou alegria com a parceria firmada e destacou os benefícios para a população com a adoção de inovações na educação municipal. “Estamos felizes de fazer essa parceria, com tantas esperanças que continuam. Só quem ganha com isso são as nossas crianças. Nós queremos, agora e sempre, estar ao lado delas. Não há dúvida de que a nossa educação avançou muito. Nos últimos quatro anos, o foco foi em realizar investimentos significativos. A educação passa pelo desenvolvimento educacional”, afirmou.
O prefeito também enfatizou que a tecnologia é essencial para o progresso na educação e garantiu que buscará novos investimentos para implementar essas mudanças. “A tendência é melhorar muito. Agora, como foi dito, nossos professores ainda têm receios com tantas coisas novas. É natural que algo novo traga certa insegurança. Precisamos de apoio para mostrar aos nossos mestres, diretores e gestores que temos ferramentas tecnológicas capazes de melhorar significativamente a educação da nossa rede. Nosso desafio agora é continuar buscando investimentos e, onde houver inovações, vamos atrás delas”, explicou. Bocalom ainda lembrou os avanços na educação do município de Acrelândia, como a implantação de ônibus escolares nos ramais.
Diretora do Google For Education destaca pilares do aplicativo; CEO da GetEdu reforça impacto da tecnologia na educação
Marici Marchini, diretora do Google For Education no Brasil, explicou que o aplicativo é um conjunto de soluções baseadas em pilares fundamentais. “Nossa filosofia se baseia em três pilares e uma base. O primeiro pilar diz respeito ao software: a disponibilização de ferramentas digitais para professores, alunos e gestores se comunicarem e colaborarem. Para a educação, temos uma solução chamada Google Sala de Aula, que facilita a interação entre professores e alunos de maneira mais simples e engajadora. Esse é o primeiro pilar, a disponibilização do software.
O segundo pilar é voltado para os equipamentos. Desenvolvemos um notebook do Google, totalmente adequado para o contexto educacional, com uma característica única: o gerenciamento. Isso garante segurança e gestão do uso do equipamento no ambiente escolar”, explicou Marchini.
Daniel Garrido, CEO da GetEdu, destacou a importância do aplicativo para os profissionais da educação no município. “Experimentar é fundamental para entender os resultados. O aplicativo permite, por exemplo, uma comunicação direta entre a Secretaria de Educação, a escola e os pais, reduzindo ruídos e eliminando as fake news. Além disso, há uma funcionalidade para os pais avaliarem três itens: infraestrutura da escola, merenda e ensino. Isso incentiva uma conversa entre pais e filhos sobre o ambiente escolar. Também entendemos que é necessário trabalhar na conscientização dos professores para superar o receio de adotar tecnologias novas. Muitos já usam ferramentas digitais em suas vidas pessoais, mas ainda precisam se sentir mais confortáveis em aplicá-las no ensino. Por isso, é essencial vivenciar a plataforma e acompanhar os alunos de forma individualizada”, afirmou Garrido.
A secretária de Educação do município, Nabiha Bestene, elogiou a introdução do aplicativo no sistema educacional de Rio Branco, destacando seu potencial para transformar a experiência de professores, alunos e famílias. “A educação está aqui, mostrando como todas essas ferramentas que adquirimos poderão ser utilizadas. Isso vem para facilitar a vida dos nossos professores, tanto dentro quanto fora da sala de aula, e também para os nossos alunos. Além disso, a família será envolvida, sem dúvida. Para nós, isso é de grande valia”, afirmou.