Em cerimônia no auditório do Ministério Público do Acre, em Rio Branco, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul recebeu nesta quarta-feira, 27, o Selo Unicef 2021-2024, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU).
Participaram da solenidade na capital a articuladora e ex-secretaria de Assistência Social, Delcimar Leite, o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Airton Silva, os mobilizadores Monalisa Menezes e Pablo Raveles e o deputado estadual Clodoaldo Rodrigues.
“O prefeito Zequinha Lima, ao aceitar o desafio, designou uma equipe comprometida em desenvolver e implementar ações que visam melhorar a vida das crianças e adolescentes em Cruzeiro do Sul. Ao longo de quatro anos, foram promovidas diversas iniciativas, como a criação do Núcleo de Cidadania Adolescente e programas para reduzir a evasão escolar o Selo Unicef foi um guia nesse processo, auxiliando na estruturação de políticas públicas que garantissem o desenvolvimento integral da juventude”, explicou Delcimar Leite.
O Selo é um reconhecimento importante que destaca os esforços do município em promover políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. Cruzeiro do Sul se destacou em meio a 21 municípios que participaram do programa. Apenas 8 foram certificados e o município foi uma delas.
A adesão ao programa não é obrigatória; os municípios têm a opção de participar conforme suas prioridades. As ações não se limitaram apenas à educação. A equipe municipal trabalhou para garantir que as crianças fossem vacinadas, acompanhadas assistencialmente e que suas necessidades escolares fossem atendidas.
O prefeito Zequinha Lima comemorou a conquista e reafirmou seu compromisso com a juventude, garantindo que suas necessidades sejam atendidas.
“Este reconhecimento não apenas valida o trabalho realizado por nossa gestão, mas também é um incentivo para a continuidade das ações em prol das crianças e adolescentes de Cruzeiro do Sul”, disse Zequinha.