O governador Gladson Cameli entregou nesta quarta-feira, 27, no estacionamento do Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, 85 kits de Casas de Farinha e roçadeiras. Os itens beneficiam 5 Associações de Produtores do Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório, em Tarauacá.
A entrega atende a demanda da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sena), no âmbito do ministério da agricultura, pecuária e abastecimento (Mapa). O titular da Sema, Eduardo Carvalho, diz que a entrega em Cruzeiro é uma questão de logística. Afirma que os produtores beneficiados também vendem a farinha em Cruzeiro do Sul.
“É pra fortalecer as associações e os associados que estão na floresta pública, pra que eles tenham cada vez mais condições de desenvolver atividades econômicas de acordo com todo o plano de uso das unidades. Então, a gente vai começar aqui no Juruá com a entrega para as associações que estão no CEFERG, depois nós vamos ter, na sequência, uma entrega lá no Parque Estadual do Chandles e também na floresta do Antimari. Esse é mais um compromisso do governo do Estado, em especial da Secretaria de Meio Ambiente com os produtores rurais. O governador Gladson Cameli quer desenvolvimento com conservação ambiental e o cuidado com as pessoas”.
O governador Gladson Cameli destacou a economia de R$ 8 mil para cada agricultor beneficiado com os equipamentos. “Isso aí é uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente juntamente com a nossa Assembleia Legislativa, os deputados, os deputados federais, o governo federal. A gente está conseguindo fazer entregas como essa e diminuindo as dificuldades dos produtores rurais. Então é uma união de esforços e a gente vai tentando cada vez mais atender o pequeno produtor rural, que vive nos lugares mais distantes”, destacou Cameli.
A liberação dos recursos para a aquisição dos equipamentos, de uma emenda da ex-deputada federal Vanda Milani, teve participação de deputados estaduais, como Nicolau Júnior e Luiz Gonzaga.
“Eu fiz uma viagem junto com o nosso presidente Luiz Gonzaga e fomos recebidos pelo senador Petecão, que nos levou em uma audiência junto com o ministro Fávaro da Agricultura, porque esse convênio estava travado. Então, através dessa nossa visita, desse pedido, graças a Deus, a gente conseguiu liberar esses equipamentos que vão atender os produtores”, contou o deputado estadual Nicolau Júnior.
“Esses equipamentos diminuem o trabalho e aumentam a renda dos produtores rurais. Com certeza, isso é muito importante porque a nossa farinha é a melhor farinha do mundo e nós precisamos exportar essa farinha. Com certeza esse equipamento vem dar mais qualidade à nossa farinha para que nós possamos exportar e aumentar a renda do nosso produtor”, enfatizou o presidente da Assembleia Legislativa, Luiz Gonzaga.
Ossioney da Conceição, representante da Associação Agroflorestal do Baixo Rio Gregório, diz que os equipamentos vão suprir as necessidades dos associados. “Hoje a gente tem dificuldade de ter recursos pra trabalhar e isso aí vai agregar muita força pra gente. Tem muitos produtores que não têm a condição de comprar o equipamento e a gente quer agradecer ao governador e a secretaria que estão fazendo parceria. A gente produz hoje a farinha e a banana e vende em Tarauacá e Cruzeiro do Sul e às vezes até para Rio Branco”, conta o produtor.
O governo Gladson Cameli não é nenhuma sétima maravilha do mundo. Até aqui foi um…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a economia brasileira tem “enormes…
Um acidente de trânsito entre uma motocicleta e um caminhão na noite deste domingo,22, resultou…
Nesta segunda-feira (23), o deputado Adailton Cruz visitou o Instituto Unimed Terapias para acompanhar de…
O senador Alan Rick (União-AC) comemorou a sanção da Lei 15.051, que confere à cidade…
O Mercale, com seu compromisso de fazer a diferença na vida das pessoas, deu início…