Cabos de aço estão sendo instalados durante as obras de recuperação estrutural da Passarela Joaquim Macedo, no centro de Rio Branco, região do Novo Mercado Velho, onde uma erosão causou desmoronamento e interditou comércios.
Nesta terça-feira, 26, o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre) e o Corpo de Bombeiros do Estado (CBMAC) começaram a ancorar os cabos de aço às máquinas posicionadas ao lado da passarela, funcionando como suporte para o pilar principal da estrutura. A informação foi confirmada pela Agência de Notícias do Acre.
A presidente do Deracre, Sula Ximenes, garante que a equipe de topografia realiza o monitoramento diário do solo, desde que a passarela sofreu um desmoronamento parcial, provocado pela erosão acelerada das margens do Rio Acre.
O cronograma da obra inclui a montagem do canteiro e a instalação de sistemas de contenção, como cortinas atirantadas e estacas-prancha metálicas. O reforço da estrutura contará com a instalação de 18 estacas circulares no pilar danificado, garantindo maior estabilidade e segurança à passarela.