O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao ar nesta segunda-feira (25) uma entrevista com a médica cirurgiã bariátrica Cely Bussons. No episódio, Bussons falou sobre o tratamento de doenças digestivas, hérnias e hemorróidas.
De acordo com a médica, a principal enfermidade da área diagnosticada é a hemorróida, cujo sintoma é a inflamação ou dilatação de veias ao redor do ânus. Cely explicou as causas da doença e desmistificou crenças populares sobre o seu surgimento. “É mito que o calor, sentar em locais quentes, causem hemorróida. Tem muito mais a ver com os nossos hábitos alimentares, o exagero da ingestão de farinha, a falta de hidratação e alimentação saudável. Ficar muito tempo sentado no vaso sanitário olhando o celular, por exemplo, é um dos fatores de risco para piora e ou progressão. A dica que eu dou pra quem gosta de usar o vaso sanitário para um momento de descanso ou reflexão é tampar e sentar em cima, assim não é gerada uma pressão”, disse.
Bussons ainda explica que há graus de gravidade para a hemorróida, e contou também que o tabu no tratamento da doença atrapalha o tratamento. “Existem graus, leve, moderado, acentuado e crises, mas as pessoas têm tabus, vergonha, medo, e costumam só procurar ajuda quando apresentam sangramento, dor, ou quando há divulgação de casos que geram comoção nacional, como no caso da Preta Gil”, afirmou.
Em janeiro de 2023, Preta Gil publicou em suas redes sociais que estava enfrentando um câncer no intestino e que precisaria passar por sessões de quimioterapia e radioterapia. “Tinha muita prisão de ventre, fezes achatadas, sangue nas fezes e entrei no hospital com um diagnóstico de cefaléia. Fui ao banheiro e senti uma coisa escorrer nas minhas pernas, quando olhei era sangue. Comecei a me sentir mal, tive um desmaio, me levaram às pressas para o hospital, médicos pediram tomografia, ressonância e na primeira tomografia já apareceu o tumor”, falou a artista em entrevista à Ana Maria Braga, na época do diagnóstico.
Embora possam haver semelhanças entre o câncer de intestino e a hemorroida, Cely Bussons esclarece que não há relação entre as enfermidades. “Hemorroida não vira câncer, mas confunde o diagnóstico. Então uma pessoa pode achar que tem hemorroida, e na verdade ter um tumor. Esse é o grande problema”, diz a médica, que alertou ainda quem sente algum incômodo a procurar um médico.
“A hemorróida não tem cura, nenhum grau é reversível, mas dá para estabilizar com tratamento, sem crise. Nós não ficamos mais novos, sempre vamos envelhecer, e como esse paciente vai estar daqui há 10 anos? Quanto mais demora para procurar atendimento, maior o deslocamento de tecido, maior o pós-operatório, então o indicado é tratar”, concluiu.
Veja a entrevista completa, que abordou também outros temas: