Procurar entender a morte é como pedir para ficar louco. Já nascemos sabendo que podemos morrer a qualquer momento. Mas a vida é tão bela, que mesmo passando dificuldades ninguém quer morrer. E faz de tudo para manter-se vivo.
A morte do Flaviano Melo, com quem convivi por mais de 35 anos, me trouxe a certeza que eu já sabia: ninguém vive para sempre. Mas também tenho convicção de que as boas ideias nunca morrem. E me apegando a isso, chego à conclusão de que Flaviano Melo não morreu, apenas seu corpo físico deixará de existir. Suas ideias vão continuar entre nós.
Como amigo, depois de longos anos, voltei ao Palácio Rio Branco para reverenciá-lo; me despedir de um político amigo que não verei mais neste plano. Saudades sei que vou sentir, mas pelo que vi ontem (23) na sede do governo do Acre, me encheu os olhos. Não eram só políticos que foram dar o adeus ao Flaviano. A maior parte dos presentes era seus eleitores, pessoas idosas, simples e que choravam a perda do seu líder.
No salão nobre do palácio, de onde tantas vezes assinou atos institucionais, amigos e conhecidos se acotovelavam diante de uma urna mortuária, onde alí permaneceu por longas 18 horas. Ninguém gritava, ninguém dizia palavras de ordem e nem reclamava da demora de poder tocá-lo pela última vez.
Do lado de fora o sol brilhava como brilhou a sua estrela como político raiz de um Acre que amou e pelo qual tanto trabalhou.
Não há muito o que dizer, porque tudo vai parecer uma redundância. Mas cabe ainda a frase final:
– O palácio que te recebeu para seus desafios, foi o mesmo que te hospedou pelas últimas horas na terra. Que o mesmo Deus que segurou nas tuas mãos no dia que alcançou o maior posto de poder do Estado, seja o mesmo que te conduza ao lado direito pai!”.
Convênio do Fórum Empresarial de Desenvolvimento com a Ufac tem previsão de se encerrar em dezembro deste ano. A parceria foi muito assertiva. O volume de notícias geradas a partir de dados formulados pelos economistas e estudantes foi imenso.
E o que é mais interessante: foram dados que cumpriram o que o presidente da Fieac, o dirigente maior do fórum, se propôs: a geração de dados locais. Caso um ou outro segmento da economia ainda não tenha se sentido contemplado pelos estudos, isso só reforça a necessidade de renovação do convênio.
Sem ninguém puxar as rédeas, a eleição para presidência da Câmara Municipal de Rio Branco se transformará em um balaio de gatos. Todo mundo se acha no direito de ser candidato. Com o clima de Natal batendo à porta, a definição ficará mesmo para o próximo ano.
O governo Lula III vai incluir emendas parlamentares no corte de gastos que será anunciado essa semana. Estado como o Acre que depende dos recursos federais deverá ter obras impactadas com a trava sobre as emendas parlamentares. Para a gula do Palácio do Planalto, é um “alívio extra”.
Parece brincadeira a comemoração do anúncio de construção de 125 casas beneficiando população de baixa renda em quatro municípios. O financiamento pelo governo federal de R$ 19 milhões precisa de contrapartida do estado para ajudar a construir as casas, um total de 25 mil por unidade. E olha que nem falamos no déficit habitacional.
Segundo a secretária de estado dos povos indígenas, Francisca Arara, falta água nas aldeias indígenas, inclusive para produção de ayahuasca. A gestora pediu o cântico de um “rezo de cura e boas energias” durante sessão legislativa em homenagem à cultura ayahuasqueira. Arara representou o governador Gladson Cameli no evento.
A data em homenagem à cultura ayahuasqueira no Acre, refere-se ao dia em que foi assinada a Carta de Princípios para o uso da ayahuasca perante a sociedade e o Governo Federal, em 24 de novembro de 1991.
Manoel Hipólito de Araújo, um dos fundadores da Casa de Jesus Fonte de Luz – ritual da Barquinha – foi homenageado com título Cidadão Acreano, em memória, pela Assembleia Legislativa do Estado do Acre na sessão em homenagem à cultura ayahuasqueira. A Casa de Jesus Fonte de Luz foi erguida pelo maranhense Mestre Daniel Pereira de Matos.
Termina neste domingo, 24, no Sesc Bosque, mais uma edição do Sesc Geek Comic Nerd, com a temática do evento sendo o Mundo Mágico de Harry Potter. Venha para este lado da força!
Hoje, 24, o time Sub-20 do Flamengo enfrenta o Santa Cruz (AC), escolinha de futebol de Rio Branco. O jogo acontece pela inauguração da revitalização do Estádio Arena da Floresta. Os 13 mil ingressos esgotaram. O espetáculo promete movimentar o final da tarde.
As apostas do amistoso não estão nas plataformas bets. Adem Araújo, presidente do Santa Cruz (AC), pediu para não lhe cobrar sobre o placar do jogo, referindo-se ao trabalho inicial de base feito há dois anos na escolinha Santa Cruz. Certamente, além do espetáculo futebolístico, os benefícios das escolinhas para as crianças, abrilhantam a festa. Que sirva de inspiração.
“Este jogo é mais do que uma partida de futebol, é uma celebração do que o esporte pode fazer por uma comunidade e por seus jovens”, disse Adem Araújo, presidente do Santa Cruz.
Os dias que antecederam a véspera de Natal deram um fôlego aos comerciantes do centro…
Calita Franciele Miranda, 22, falou pela primeira vez sobre o recente namoro com Amado Batista,…
O Grupo Honda Star realizou na manhã desta terça-feira, 24, véspera de Natal, o sorteio…
O jornalista César Tralli completou 54 anos nesta segunda-feira, 23, e ganhou uma festa de…
Viih Tube começou o dia com muita alegria ao comemorar a primeira manhã de véspera…
O governo federal publicou nesta terça-feira (24) o decreto do Ministério da Justiça e Segurança…