Menu

Projeto do Natera do MPAC vence Prêmio Justiça e Saúde 2024 do CNJ em SP

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), coordenado pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), conquistou nesta sexta-feira, 22, o primeiro lugar no Prêmio Justiça e Saúde 2024 na categoria Sistema de Justiça, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


O reconhecimento veio pelo projeto “Saúde Mental e Justiça Social: Uma Experiência Inovadora de Atuação Integrada”, que se destacou pela abordagem inovadora no atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade relacionadas ao uso de álcool e outras drogas. Ao longo de sua história, o Natera já recebeu nove premiações, contando com a desta sexta (22), sendo três de âmbito nacional.


Ao ac24horas, a coordenadora-geral do Natera, Patrícia de Amorim Rêgo, que participou da cerimônia de premiação em São Paulo, celebrou a conquista e ressaltou a relevância do trabalho desenvolvido no Acre. O evento contou com a participação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), além de grandes diretores de hospitais como o Sírio-Libanês e o Hospital das Clínicas de São Paulo.

Anúncio


“Nesse evento, que aconteceu na Faculdade de Medicina de São Paulo, o CNJ discutiu a judicialização da saúde e premiou práticas inovadoras que buscam desjudicializar o acesso à saúde e promover justiça. E o NATERA, que coordeno há 11 anos, ganhou o prêmio na categoria atores do sistema de justiça, em primeiro lugar, concorrendo com mais de 100 práticas do Brasil todo”, explicou.


O projeto, criado em 2013, já realizou mais de 23 mil atendimentos a 3.800 pessoas, promovendo uma integração entre saúde, proteção social e sistema de justiça.


“São muitos profissionais que já passaram pelo Natera e que continuam lá, psicólogos, advogados, assistentes sociais, todos na linha de frente atendendo o público mais excluído, mais vulnerável, aquele que ninguém quer olhar. Eu acho que, quando se tem um reconhecimento como esse, merece destaque. É uma notícia boa para o Acre, que desbancou o Brasil todo”, acrescentou Patrícia Rêgo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido