Categories: Acre

Fora do pódio, acreanas celebram final inédita em concurso nacional de café

Por
Leônidas Badaró

Pela primeira vez na história da Semana Internacional de Café (SIC), produtoras acreanas participaram da final de um concurso que premia os melhores cafés produzidos por mulheres em todo o Brasil. A Florada Premiada é realizada pela 3 Corações, uma das maiores empresas no ramo no país. O concurso já recebeu mais de 5 mil inscrições e no final deste ano contou com a presença de 20 finalistas, entre elas, quatro do Acre.


As produtoras Antônia Lima dos Santos e Keyti Kety Espíndola, ambas de Brasileia; Eliane Lara, de Acrelândia e Marivânia Mendes, de Epitaciolândia, disputaram o prêmio, mas o pódio foi todo para as cafeicultoras de Rondônia. Mesmo assim, o sentimento entre as produtoras acreanas era de muita alegria e orgulho.


“É o reconhecimento de uma vida de trabalho, isso é uma gratidão muito grande pelo que a gente tem feito”, destaca Eliane. Keyti disse ao ac24horas que ser selecionada para a final já era um prêmio. “A gente já é premiada, participar de um momento tão único e singular como esse representa muito para a nossa produção”.


A produtora Antônia dos Santos levou o prêmio regional com o café que teve a nota mais alta entre as acreanas. “Estou muito feliz por ter chegado até aqui, é muito gratificante. Sentimento é de muita felicidade e orgulho”, afirma.


Foto: Leônidas Badaró

O Acre está participando pela primeira vez de um concurso nacional e, logo, com quatro produtoras selecionadas, é um marco para a cafeicultura da região, conforme a agrônoma Michelma Lima, considerada uma das maiores especialistas do assunto no Estado.


“Tristeza não cabe, é apenas o segundo ano de trabalho com cafés especiais e a primeira vez que somos selecionados em um concurso a nível nacional tão grandioso. Não tenho dúvidas que vamos ter prêmios nos próximos anos”, destaca.


Para o secretário de Agricultura do Acre, José Luis Tchê, o Acre ter sido selecionado com quatro produtoras mostra que as políticas públicas do café estão dando resultado. “Só mostra que estamos no caminho certo, tudo que aconteceu aqui nesses dias e no concurso comprovam que temos um caminho maravilhoso para crescer e mostrar ao mundo que o nosso café é especial. O sentimento é de orgulho dessas produtoras”, afirmou.


Share
Por
Leônidas Badaró

Últimas Notícias

  • Destaque 3

Aos 92 anos, dona Josefa encanta com dança e espírito de jovem na Praça da Revolução

Na Praça da Revolução, em Rio Branco, em meio à ornamentação natalina, uma idosa de…

24/12/2024
  • Famosos

Ludmilla perde processo em caso de racismo e se manifesta: ‘Jamais desistirei’

Ludmilla utilizou suas redes sociais, nesta terça-feira (24), para se manifestar sobre decisão da Justiça.…

24/12/2024
  • Destaque 2

Futebol com roupas femininas: confraternização entre amigos vira show de bom humor no Quinari

A quadra de grama sintética da Praça da Juventude, em Senador Guiomard, foi palco de…

24/12/2024
  • Famosos

Gusttavo Lima recebe alta após adiar show por internação

Ocantor Gusttavo Lima tranquilizou os fãs na véspera de Natal. Nesta terça-feira (24), ele recebeu…

24/12/2024
  • Acre 01

Gladson deseja Feliz Natal em mensagem de esperança: “Que Deus nos proteja”

O governador Gladson Cameli (Progressistas) compartilhou nesta terça-feira, 24, véspera de natal, uma mensagem especial…

24/12/2024
  • Televisão

Gargalhou! Bocardi cai na risada após idosa revelar desejo inusitado para o Natal

Uma idosa roubou a cena no Bom Dia São Paulo desta terça, 24/12. Dona Eva…

24/12/2024