Categories: Acre 01

Fora do pódio, acreanas celebram final inédita em concurso nacional de café

Por
Leônidas Badaró

Pela primeira vez na história da Semana Internacional de Café (SIC), produtoras acreanas participaram da final de um concurso que premia os melhores cafés produzidos por mulheres em todo o Brasil. A Florada Premiada é realizada pela 3 Corações, uma das maiores empresas no ramo no país. O concurso já recebeu mais de 5 mil inscrições e no final deste ano contou com a presença de 20 finalistas, entre elas, quatro do Acre.


As produtoras Antônia Lima dos Santos e Keyti Kety Espíndola, ambas de Brasileia; Eliane Lara, de Acrelândia e Marivânia Mendes, de Epitaciolândia, disputaram o prêmio, mas o pódio foi todo para as cafeicultoras de Rondônia. Mesmo assim, o sentimento entre as produtoras acreanas era de muita alegria e orgulho.


“É o reconhecimento de uma vida de trabalho, isso é uma gratidão muito grande pelo que a gente tem feito”, destaca Eliane. Keyti disse ao ac24horas que ser selecionada para a final já era um prêmio. “A gente já é premiada, participar de um momento tão único e singular como esse representa muito para a nossa produção”.


A produtora Antônia dos Santos levou o prêmio regional com o café que teve a nota mais alta entre as acreanas. “Estou muito feliz por ter chegado até aqui, é muito gratificante. Sentimento é de muita felicidade e orgulho”, afirma.


Foto: Leônidas Badaró

O Acre está participando pela primeira vez de um concurso nacional e, logo, com quatro produtoras selecionadas, é um marco para a cafeicultura da região, conforme a agrônoma Michelma Lima, considerada uma das maiores especialistas do assunto no Estado.


“Tristeza não cabe, é apenas o segundo ano de trabalho com cafés especiais e a primeira vez que somos selecionados em um concurso a nível nacional tão grandioso. Não tenho dúvidas que vamos ter prêmios nos próximos anos”, destaca.


Para o secretário de Agricultura do Acre, José Luis Tchê, o Acre ter sido selecionado com quatro produtoras mostra que as políticas públicas do café estão dando resultado. “Só mostra que estamos no caminho certo, tudo que aconteceu aqui nesses dias e no concurso comprovam que temos um caminho maravilhoso para crescer e mostrar ao mundo que o nosso café é especial. O sentimento é de orgulho dessas produtoras”, afirmou.


Share
Por
Leônidas Badaró

Últimas Notícias

  • Acre 01

Fora do pódio, acreanas celebram final inédita em concurso nacional de café

Pela primeira vez na história da Semana Internacional de Café (SIC), produtoras acreanas participaram da…

22/11/2024
  • Televisão

Vídeo: “Não tá cantando mais”, dispara Cariúcha sobre Zezé Di Camargo

Não é de hoje que os fãs perceberam algumas alterações na voz de Zezé Di…

22/11/2024
  • Acre

Marina é a primeira a votar nas eleições da OAB-AC: “vamos ter uma mulher”

As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC) ocorrem durante toda esta…

22/11/2024
  • Acre

Flamenguista ‘roxo’, Gladson vai torcer pelo Santa Cruz no domingo

O governador do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), declaradamente flamenguista, mostrou nesta sexta-feira, 22, o seu…

22/11/2024
  • Acre

Governo pede que torcedores cheguem cedo ao Arena da Floresta

O amistoso entre Flamengo Sub-20 e Santa Cruz (AC), que vai ocorrer neste domingo, 24,…

22/11/2024
  • Extra Total 2

Campus Tour 2024 leva mais de 1,5 mil estudantes para conhecer cursos da Uninorte

O Centro Universitário Uninorte realiza mais uma edição do Campus Tour 2024, que acontece nesta…

22/11/2024