Pela primeira vez na história da Semana Internacional de Café (SIC), produtoras acreanas participaram da final de um concurso que premia os melhores cafés produzidos por mulheres em todo o Brasil. A Florada Premiada é realizada pela 3 Corações, uma das maiores empresas no ramo no país. O concurso já recebeu mais de 5 mil inscrições e no final deste ano contou com a presença de 20 finalistas, entre elas, quatro do Acre.
As produtoras Antônia Lima dos Santos e Keyti Kety Espíndola, ambas de Brasileia; Eliane Lara, de Acrelândia e Marivânia Mendes, de Epitaciolândia, disputaram o prêmio, mas o pódio foi todo para as cafeicultoras de Rondônia. Mesmo assim, o sentimento entre as produtoras acreanas era de muita alegria e orgulho.
“É o reconhecimento de uma vida de trabalho, isso é uma gratidão muito grande pelo que a gente tem feito”, destaca Eliane. Keyti disse ao ac24horas que ser selecionada para a final já era um prêmio. “A gente já é premiada, participar de um momento tão único e singular como esse representa muito para a nossa produção”.
A produtora Antônia dos Santos levou o prêmio regional com o café que teve a nota mais alta entre as acreanas. “Estou muito feliz por ter chegado até aqui, é muito gratificante. Sentimento é de muita felicidade e orgulho”, afirma.
O Acre está participando pela primeira vez de um concurso nacional e, logo, com quatro produtoras selecionadas, é um marco para a cafeicultura da região, conforme a agrônoma Michelma Lima, considerada uma das maiores especialistas do assunto no Estado.
“Tristeza não cabe, é apenas o segundo ano de trabalho com cafés especiais e a primeira vez que somos selecionados em um concurso a nível nacional tão grandioso. Não tenho dúvidas que vamos ter prêmios nos próximos anos”, destaca.
Para o secretário de Agricultura do Acre, José Luis Tchê, o Acre ter sido selecionado com quatro produtoras mostra que as políticas públicas do café estão dando resultado. “Só mostra que estamos no caminho certo, tudo que aconteceu aqui nesses dias e no concurso comprovam que temos um caminho maravilhoso para crescer e mostrar ao mundo que o nosso café é especial. O sentimento é de orgulho dessas produtoras”, afirmou.