Esse foi o adjetivo mais repetido em todas as notas de pesar pelo falecimento de Flaviano Melo. Até os adversários reconheceram, nele, uma pessoa moderada. Em tempos de tanta intolerância e ódio, o legado deixado por Flaviano Melo serve de exemplo para o Acre e ao mundo. Uma perda irreparável.
Marina, Jorge e Tião – Adversários ferrenhos do Flaviano Melo prestaram condolências e compartilharam histórias que viveram com o “Velho Lobo”. Flaviano foi um nome de resistência a antiga FPA, lideradas por Jorge, Tião Viana e Marina Silva, mas sempre manteve a dignidade, mesmo com seus opositores.
O clima entre o secretário de saúde do estado, Pedro Pascoal e o deputado Afonso Fernandes continua hostil. O conflito é por conta dos cortes que Pascoal fez em servidores terceirizados nas empresas ligadas ao deputado. “Quem vai cuspir primeiro?”
Embora a turma do “deixa disso” tenha entrado em campo, causou mal-estar a notificação do Tribunal de Contas do Estado contra o governo do Acre. O caminho inicial deveria ser a PGE e não a publicação no Diário Eletrônico. Dizem que o “Zero Um” (criador) e o Ribamar Trindade (criatura) já se entenderam nos bastidores.
Dizem que o criador é implacável em sua existência e a criatura é submissa. Mas, toda regra tem uma exceção? Politicamente sim, gramaticalmente não. Para não gerar lógica absoluta, a escrita correta é: a maioria das regras têm exceção. Qual régua Trindade usou para notificar o Palácio Rio Branco? É a pergunta que não quer calar.
Dos 37 acordos firmados entre Brasil e China, um deles interessa ao Acre. Lula não aderiu formalmente a nova Rota da Seda, mas, na chamada “negociação de sinergias” os países firmaram compromisso em investir nas rotas estruturantes de acesso ao Pacífico que podem facilitar a entrada e saída de produtos dos dois países.
O silêncio por parte da base governista com relação à “falência” da Peixes da Amazônia é compreendido, mas, a privação por parte dos deputados de oposição é, no mínimo, estranha. Os mais críticos no famoso “aquário” classificaram o episódio como: “o silêncio dos inocentes”.
Na diversificada pauta tratada entre Lula e Xi Jinping, um acordo com o agronegócio contracena com a falência da Peixes da Amazônia. A China deu aval, em termos de autorização fitossanitária, para a exportação, pelo Brasil, de farinha de peixe (junto de óleo de peixe e outras proteínas e gorduras derivadas de pescado para ração animal).
Jorge Viana esteve em Belo Horizonte na Semana Internacional do Café. É um tempo que empolga o ex-governador e não é apenas por ser presidente da Apex. Para quem não sabe, Viana tem seus milhares de pezinhos de café. Muquirana do jeito que é, se Jorge colocou dinheiro é porque o negócio vale à pena.
Chega informação de que alguns espertinhos, os famosos cambistas, estão comercializando ingressos para o jogo do sub20 do Flamengo no próximo domingo (24). O estatuto do torcedor prevê que a venda de ingressos acima do valor estipulado no bilhete é crime. A SEEL precisa intervir e coibir com rigor essa prática, uma vez que o acesso ao estádio foi trocado por 1 kg de alimento.
Ora, ora, dona Aurora! Eis que o Escritório de Representação Institucional do Acre em Brasília está com reforço valoroso: Ronivon Santiago. O folclórico “Roni”! O Acre é bom. O Acre é uma mãe! O Acre é uma família toda! Pobre Acre!
As Ouvidorias Setoriais instaladas em parte da gestão pública do Estado precisam estar mais próximas do cidadão. O esforço em função da existência do mecanismo é louvável. Mas são necessários reflexos práticos.
Alô! Alô, CGU! Alô! Alô, MP! Tem Conselho Municipal de Assistência Social de Rio Branco aí?!!! E o eco responde: “Tem não! Tem não!”
Na sexta, 22, Aleac coloca em debate a cultura Ayahuasqueira. É preciso ajustar alguns detalhes relacionados ao transporte dos insumos do chá que começou, novamente, a ter problema. A lei como referência e conversando, todo mundo se entende.
Está agendado para o dia 9 de dezembro o debate entre técnicos da Sefaz e deputados estaduais. Não é uma audiência pública sobre a Lei Orçamentária, trata-se de esclarecimentos para o parlamento.
O prefeito Tião Bocalom voltou a publicar todas as suas agendas como se nenhuma ameaça de morte tivesse ocorrido contra a sua pessoa. Órgãos de segurança precisam explicar o andamento do inquérito aberto para investigar, na época dos fatos, ameaças oriundas de facções. Será que foi factoide?
O secretário executivo da Associação dos Municípios do Acre, Marcos Frederick, se articula para ser candidato a deputado federal em 2026 com apoio do prefeito Bocalom. Frederick deveria assumir cargo no primeiro escalão do município, mas, preferiu ficar à frente da pasta considerada estratégica para os planos futuros.
Esse foi o adjetivo mais repetido em todas as notas de pesar pelo falecimento de…
O governador Gladson Cameli (PP) anunciou na tarde desta quinta-feira, 21, que em janeiro de…
A edição do programa Bar do Vaz entrevistou nesta quinta-feira, 20, o ex-deputado federal João…
Uma pesquisa realizada pelo site Acervo Awards revelou nesta quinta-feira, 29, o ranking dos estados…
Uma embarcação lotada de material de construção naufragou na tarde dessa quarta-feira,20, no Rio Crôa…
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)…