Menu

Comissão da OAB-AC vê tranquilidade nas eleições e prevê abstenção abaixo de 20%

Wanderley Cesário, membro da Comissão Eleitoral - Foto: Saimo MArtins
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB-AC), realizadas nesta sexta-feira (22), estão ocorrendo sem intercorrências, segundo informações de Wanderley Cesário, membro da Comissão Eleitoral. Em coletiva de imprensa, Cesário destacou a participação tranquila entre as duas chapas concorrentes e mencionou a expectativa de uma abstenção inferior a 20%.


Mais de 2,4 mil advogados estão aptos a votar para eleger o novo presidente da entidade para o triênio 2025-2027. De acordo com Cesário, o comparecimento até o momento tem sido positivo, superando o índice de participação da última eleição, quando 33,10% dos advogados não compareceram às urnas, equivalente a cerca de 736 profissionais.


“Esperamos uma abstenção abaixo de 20% este ano. A classe respondeu bem aos chamados de cada chapa e candidato, transformando este dia em uma verdadeira festa da democracia. Agradecemos à Justiça Eleitoral do Acre, que cedeu cinco urnas eletrônicas para Rio Branco. Todas foram testadas previamente e não apresentaram problemas na inicialização nesta manhã. Tudo segue dentro da normalidade”, declarou.

Anúncio


Cesário também garantiu agilidade na divulgação dos resultados. “A votação se encerra impreterivelmente às 18h e, logo em seguida, começa a apuração. Em Rio Branco, o processo será mais rápido devido às urnas eletrônicas. No interior, onde a apuração é manual, o número de eleitores é menor – cerca de 206 a 260 advogados por subseção. Acreditamos que, por volta de 18h30 ou 18h40, teremos o resultado final consolidado.”


As eleições da OAB-AC ocorrem em sete municípios: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Feijó, Xapuri e Epitaciolândia. Na disputa, o atual presidente Rodrigo Aiache busca a reeleição pela chapa “União para Seguir Avançando”, ao lado de Thaís Moura. A chapa de oposição, “OAB em Defesa da Advocacia”, é liderada por Marina Belandi e Adriano Iurconvite.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido