Falar de café é ver os olhos de José Leite brilharem. Não é para menos, plantando café há apenas três anos, o produtor é o atual campeão acreano da bebida. Foi o café plantado pelo seu José lá em Cruzeiro do Sul que conquistou o título da segunda edição do QualiCafé, concurso promovido pelo Governo do Acre.
José Leite tem três hectares plantados e começou a lavoura em 2019. Emocionado de participar da Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, o produtor, apesar de ser considerado recente na atividade, já tem na ponta da língua o segredo para produzir um café campeão.
“É boa prática. é fazer direito, com certeza é manejo. É cuidar da planta desde a cova, até o pé de café florar e colher. Eu confesso que não esperava ganhar, foi uma grande surpresa”, conta.
Com o título, José se anima ainda mais e vai ampliar a área de café plantada. Participando da SIC, o produtor do Juruá aumentou ainda mais o entusiasmo. “Para mim, é só alegria, eu nunca imaginei estar aqui, eu nunca nem sonhei com isso. O governo abriu as portas pra gente e hoje sou campeão e represento o nosso Acre”, conta.
Apesar de ser de Cruzeiro do Sul, que quando se fala de produção rural, se remete logo à mandioca e a produção da famosa farinha, José conta que o café é mais rentável porque optou pelo café. “Eu decidi porque o café agrega mais valor, é uma cultura que dar até mais trabalho, mas é mais rentável. Posso dizer que com o café eu tenho tido condições de dar uma vida melhor aos meus filhos”, celebra.
Falar de café é ver os olhos de José Leite brilharem. Não é para menos,…
Foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 22 de novembro, o edital do…
O filme O Dia Que Te Conheci, do diretor mineiro André Novais Oliveira, será exibido…
O período de chuvas finalmente começa a aliviar o cenário das queimadas no Acre. Entre…
O Ministério Público Federal (M) propôs uma ação civil pública para suspender as obras em…
Cinco bairros de Manaus terão o fornecimento de energia elétrica interrompido nesta sexta-feira (22) devido…