Menu

Pesquisar
Close this search box.

Material escolar é jogado em lixão no interior do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A vereadora Alarice Botelho (PT), de Xapuri (AC), fez um vídeo para denunciar o núcleo da Secretaria de Estado de Educação (SEE) por jogar fora materiais didáticos, como livros, e materiais como caixas de giz, colas, copos descartáveis e pastas de arquivo. Os produtos, que foram comprados com recursos públicos e que deveriam estar em salas de aula, contribuindo para o aprendizado dos jovens, foram encontrados no lixão da cidade.


“São copos, caixas de giz, muitas caixas de giz, pastas, caixas lacradas de livros e a gente sabe nos ambientes escolares o quanto isso é importante. O que estou vendo aqui é um verdadeiro absurdo. A informação que tenho é que muita coisa já foi levada por populares. Para mim, que sou professora e que, hoje, presido a Comissão de Educação da Câmara, é um cenário de muita decepção e tristeza. Estou denunciando e que algo seja feito sobre isso”, disse a vereadora.


A reportagem do ac24horas procurou o coordenador da Secretaria Estadual de Educação (SEE) em Xapuri, Wagner Menezes, que confirmou que o descarte do material foi feito pelo órgão. Conforme o gestor, os livros e demais produtos já estavam estragados e deveriam ter sido entregues pela antiga gestão da educação estadual no município.

Anúncio


“A gente tinha um depósito de material da educação que era alugado em um ponto onde gotejava, tinha rato, era uma imundície. Os proprietários morreram e não foi possível renovar o contrato. Quando fomos tirar isso de lá, já estava tudo estragado, deveria ter umas 100 caixas de giz que já estavam se desmanchando. Muito papel velho, copo descartável que quando você pegava, já “pipocava” todo, colas vencidas, lápis de mais de 10 anos que se você for escrever, quebra as pontas. Os livros não eram atualizados. Temos um almoxarifado lotado de livros atuais na SEE e as escolas receberam todos os livros desde quando assumi o núcleo”, explica.


O próprio gestor da educação estadual do município confirma que a quantidade de material que estaria vencido era tão grande que foram necessárias quatro viagens de caminhonete até o lixão para conseguir fazer todo o descarte


Veja o vídeo:

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido