Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre aposta na sustentabilidade na Semana Internacional do Café

Foto: Leônidas Badaró
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Pela primeira vez, o Acre está presente com um estande próprio na Semana Internacional do Café, que começou nesta quarta, 20, e se estende esta sexta-feira, 22, em Belo Horizonte.


O maior evento de café da América Latina tem previsão de visitação de mais de 20 mil pessoas. O Acre chega com um espaço que chama atenção, são 60 metros quadrados em um dos locais mais requisitados da ExpoMinas. Além da oferta de café aos visitantes, o estande faz referência a Rio Branco, com uma imagem da Gameleira e um vídeo onde mostra o processo produtivo do café acreano.


Mas o destaque mesmo é a prova do café a quem quer conhecer o grão acreano. A bebida é feita por baristas, profissionais especialistas em café, que oferecem provas dos cinco melhores cafés do último concurso realizado pelo Governo do Acre, o QualiCafé.

Anúncio


Foto: Leônidas Badaró

Quem provou da bebida, é só elogios. Rafael Freitas, cafeicultor e estudante de agronomia em Franca, interior de São Paulo, experimentou pela primeira um café produzido em solo acreano e contou à reportagem do ac24horas ter se surpreendido com o sabor. “Muito bom, muito diferente, com notas muito equilibradas, é algo que todos devem experimentar. Surpreendente, está aprovadíssimo”, contou.


Eugênio Cardoso é do interior de Minas Gerais. Mesmo vindo de uma região produtora de café de excelência, também elogiou o produto acreano. “Eu acho que já tomei café de todas as regiões do Brasil e do mundo. Posso garantir que esse café que acabei de tomar, não deixa a desejar a nenhum outro”, afirma.


Foto: Leônidas Badaró

A ideia do estande, conforme o Secretário de Agricultura do Acre, José Luiz Tchê, é, exatamente, mostrar a qualidade do produto acreano. O gestor afirma que a produção do Estado tem a sustentabilidade como diferencial para ganhar mais mercado.


“A gente não vai discutir café em quantidade, nós queremos a qualidade. Estamos aqui, além de mostrar a qualidade do nosso café, estamos mostrando a nossa história de preservação, de que é possível produzir respeitando o meio ambiente. Quando criamos o concurso de café, o objetivo era exatamente esse, mostrar ao mundo o produto que temos a oferecer”, afirma.


Foto: Leônidas Badaró

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido