O governador Gladson Cameli encaminhou nesta terça-feira, 19, para Assembleia Legislativa do Acre, um projeto de lei que dispõe sobre a dissolução da Comissão de Extinção do Instituto de Gestão de Saúde do Acre (Igesac), após a realização dos trâmites finais da incorporação de servidores Igesac à da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
A proposta visa a efetivação da extinção do Instituto mediante a dissolução de sua Comissão de Extinção e a disciplina da transição de seu patrimônio, direitos, créditos e obrigações, nos quais será sucedido pelo Estado, com a finalidade de garantir a adequada continuidade das funções, assegurando a regularidade das responsabilidades administrativas e a eficiência na alocação de recursos públicos.
O PL determina ainda o remanejamento dos valores destinados à remuneração dos cargos em comissão para o valor referencial mensal estipulado. O ac24horas apurou que mensalmente com salários de diretor-presidente e mais três cargos comissionados custavam aos cofres públicos cerca de R$ 60 mil e com a dissolução do Igesac, esses valores serão acrescidos para criação de cargos em comissão na estrutura de governo.
Segundo o detalhamento da proposta, os bens móveis, materiais e equipamentos englobados no patrimônio do Instituto de Gestão de Saúde do Acre passam a integrar o patrimônio do Estado e após inventário passarão à responsabilidade da Sesacre.
ENTENDA O CASO
A Aleac aprovou, ainda em 2021, um Projeto de Lei que transferia os servidores do Igesac para a estrutura da Sesacre, colocando o instituto como um quadro em extinção, mas o PL ficou sob judice do TJAC até o fim de dezembro de 2023, quando os desembargadores votaram a favor, com seis votos de oito, de que a medida era constitucional, e que não violava a Carta Magna do Estado, pois houve um processo seletivo que atendeu aos requisitos legais para ingresso de servidores no Igesac.
Membros da executiva do Movimento Democrático Brasileiro no Acre (MDB), reunidos na grande mesa azul…
Três dias depois de ser vaiado durante show no festival Rock The Mountain, o cantor…
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou, nesta quarta-feira (20), o…
O ex-governador do Acre e ex-deputado federal, Flaviano Melo, foi declarado morto na tarde desta…
Em uma publicação nas redes sociais nesta quarta-feira, 20, o ex-senador e atual presidente da…
O deputado estadual Emerson Jarude (NOVO) lamentou nesta quarta-feira, 20, a morte de Flaviano Melo…