O Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), agendou para a próxima terça-feira (19) a audiência de interrogatório do ex-governador peruano Luis Guillermo Hidalgo Okimura. O ex-governador está sendo processado por um pedido de extradição solicitado pela Embaixada do Peru e encaminhado ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Luis Guillermo foi detido pela Polícia Federal em 25 de outubro de 2024, após o Ministro Gilmar Mendes decretar sua prisão preventiva como medida cautelar, com uma audiência de custódia realizada no mesmo dia pela Vara Plantonista de Ipixuna, no Amazonas. A prisão preventiva é essencial para assegurar a eventual entrega do ex-governador peruano ao seu país, caso o pedido de extradição seja aceito pelo STF.
De acordo com as autoridades peruanas, Guillermo é acusado de liderar um esquema de corrupção e suborno envolvendo a organização criminosa conhecida como “Los Hostiles de la Amazonía”, com atuação na Região de Madre de Dios, no Peru. Essa organização estaria envolvida em práticas ilegais de exploração de madeira e na concessão indevida de permissões de exploração florestal, além de subornar autoridades para proteger interesses ilícitos. Como parte dessas atividades, Guillermo teria facilitado, através da compra e venda de cargos públicos, o tráfico ilegal de madeira, suspensão de pagamentos de taxas de exploração e concessão indevida de licenças para pessoas e empresas associadas ao tráfico de produtos florestais.
Após ter sua saída antecipada pelo SBT, Cléber Machado já tem data de estreia marcada…
Um sósia do príncipe Harry chamou atenção ao comparecer no evento natalino da família real…
Galvão Bueno revelou que está em negociações com a Band para integrar a equipe da…
Zezé Di Camargo, 62, e Graciele Lacerda, 44, comemoraram a chegada de Clara, primeira filha…
Gusttavo Lima se manifestou, nesta terça-feira (24/12), após receber alta hospitalar. O cantor ficou internado…
O Dia de Natal, nesta quarta-feira (25), promete agitar o entretenimento em Rio Branco com…