Menu

Preso no Amazonas, ex-governador peruano será ouvido nesta semana

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), agendou para a próxima terça-feira (19) a audiência de interrogatório do ex-governador peruano Luis Guillermo Hidalgo Okimura. O ex-governador está sendo processado por um pedido de extradição solicitado pela Embaixada do Peru e encaminhado ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil.


Luis Guillermo foi detido pela Polícia Federal em 25 de outubro de 2024, após o Ministro Gilmar Mendes decretar sua prisão preventiva como medida cautelar, com uma audiência de custódia realizada no mesmo dia pela Vara Plantonista de Ipixuna, no Amazonas. A prisão preventiva é essencial para assegurar a eventual entrega do ex-governador peruano ao seu país, caso o pedido de extradição seja aceito pelo STF.


De acordo com as autoridades peruanas, Guillermo é acusado de liderar um esquema de corrupção e suborno envolvendo a organização criminosa conhecida como “Los Hostiles de la Amazonía”, com atuação na Região de Madre de Dios, no Peru. Essa organização estaria envolvida em práticas ilegais de exploração de madeira e na concessão indevida de permissões de exploração florestal, além de subornar autoridades para proteger interesses ilícitos. Como parte dessas atividades, Guillermo teria facilitado, através da compra e venda de cargos públicos, o tráfico ilegal de madeira, suspensão de pagamentos de taxas de exploração e concessão indevida de licenças para pessoas e empresas associadas ao tráfico de produtos florestais.

Anúncio


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido