As especulações em torno da disputa do Palácio Rio Branco em 2026 passam, antes de tudo, pela decisão da atual vice-governadora, Mailza de Assis, em disputar o governo. Com o governador Gladson Cameli já tendo declarado que é candidato ao Senado Federal, o que o obriga a deixar o cargo de governador, Mailza assume o comando do Acre e pode concorrer a eleição.
Em uma entrevista ao jornalista Astério Moreira, durante o programa Gazeta Entrevista, que vai ao ar pela TV Gazeta, no Acre, a deputada federal Socorro Neri, uma das principais lideranças do Progressistas no Estado, garantiu que Mailza é candidata ao governo daqui a dois anos.
“Porque que ela não disputaria? Está em um partido que tem 14 prefeitos eleitos, que tem aliados, tem uma base na Assembleia Legislativa. Nâo tem porque essa mulher não ser candidata. Quando vejo alguém dizer que ela ainda não se decidiu, ela já se decidiu, sim, ela será candidata”, afirmou Neri.
A parlamentar conta que foi a primeira a defender o nome de Mailza ao governo. “A própria nossa vice governadora reconhece isso, de que eu sou talvez, a parlamentar, a pessoa com mandato que começou a dizer lá no começo do 2023 que ao olhar para 2026 nós precisaríamos considerar o fato de que Mailza vai estar governadora, porque o governador vai renunciar para ser candidato ao Senado e que ela terá todo o direito de ser candidata ao governo. Ela tem se colocado como vice-governadora de uma forma muito correta, muito leal ao governador, muito leal ao governo, ela é uma mulher muito séria, muito decente, altiva, ela tem uma palavra só, tem integridade”, destacou.