Me contaram que passageiros da plataforma B3 do Terminal Urbano em Rio Branco, foram surpreendidos com exibição de cenas de sexo explícito no telão que deveria exibir os horários e itinerários dos ônibus. A notícia foi confirmada pela RBTrans, que notificou a Rádio Flora, empresa responsável pela geração das mídias no local.
Horário nobre
As cenas do filme pornô foram exibidas em horário nobre, ao meio-dia, quando a plataforma estava lotada de alunos das escolas públicas. O que teve de nego gravando as posições eróticas não recomendadas para menores de 18 anos, não está no gibi.
Culto barulhento
Comerciantes estão brabos com o barulho que pastores promovem todas as quartas-feiras nas dependências do Mercado do Bosque. “Avisem ao Bocalom que estamos perdendo clientes”, disse um dos proprietários de uma pensão que pediu sigilo à identidade. “Sou evangélico, mas esse barulho não ajuda a levar ninguém para o céu”, tascou.
Aeromodelismo
O final de semana promete com o evento que torna Rio Branco a capital do aeromodelismo. Pilotos de Goiânia, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e outros estados brasileiros desembarcaram na sexta-feira (15) e permanecem até este domingo, fazendo manobras radicais na pista Serginho Barros, que fica localizada no ramal do Mutum.
Feriados ignorados
Se a maioria dos brasileiros não tem ideia do que se comemorou no feriado de ontem (15), imagine o que os acreanos sabem sobre o Tratado de Petrópolis neste domingo, dia 17. Para muitos, o que valeu foi o dia de folga e o final de semana prolongado.
Entenda:
Dia 15 foi comemorada a Proclamação da República Brasileira, foi feriado nacional. No domingo é comemorado o Tratado de Petrópolis. Uma longa negociação entre Brasil e Bolívia, iniciada no século XIX. O referido documento pôs fim à disputa entre brasileiros e bolivianos pela posse do território que posteriormente se tornaria o estado do Acre.
E o cavalo?
A história de que o Acre foi trocado por um cavalo, mencionada pelo ex-presidente boliviano Evo Morales durante a recente crise do petróleo na Bolívia, não tem fundamento histórico. Essa versão de que o cavalo fazia parte de um pacotão de “presentes” é enfeite de historiadores bem humorados. A troca documentada foi em áreas de terras no Mato Grosso, mais o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas e o compromisso de construir a estrada de ferro Madeira-Mamoré.
Em Lima, no Peru
Cerca de 30 empresários acreanos, liderados pelo empresário Marcelo Moura, desembarcaram em Lima, no Peru, na quinta, 14, para participar da inauguração do Porto de Chancay.
A China bem aí
Três lugares foram reservados para autoridades acreanas no palanque onde o presidente chinês, Xi Jinping, lidera a cerimônia de inauguração do porto de Chancay, juntamente com a presidente do Peru, Dina Boluarte. Pelo Acre já estão em Lima o presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga, o senador Sérgio Petecão e o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom e o presidente da Federação das Indústrias, José Adriano.
PIB em alta
O setor produtivo do Acre comemora alta de 6% do PIB em 2022. O Produto Interno Bruto alcançou R$ 23,6 bilhões. O indicador foi publicado na última quinta (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o quinto maior crescimento real do PIB entre os estados brasileiros.
Foi combinado?
Ser uma cidade pequena tem suas vantagens e desvantagens. Um restaurante de Rio Branco foi escolhido, por coincidência, por lideranças das duas chapas que disputam a presidência da OAB. As estratégias de campanha tiveram que ser conversadas quase murmurando para não serem ouvidas pelos adversários. Um deles disse: “tanto lugar para comer nessa cidade…”
Calma, Bocalom!
Tem gente grande de dentro do Palácio Rio Branco dizendo por aí que o candidato ao governo em 2026 vai ser o Bocalom. O plano é convencer Mailza Assis a disputar a eleição para deputada federal. Dizem que os olhos de Bocalom brilharam ao saber do babado. Mas seu coração vai querer sair pela boca, quando souber que Gladson alimenta a candidatura de sua vice.
Caiporismo
Pra fechar a coluna deste sábado, faço citação do advogado aposentado Ermitânio Prado:
“Somos uma sociedade maravilhosa aos olhos do mundo: acreditamos no almoço grátis, na riqueza sem trabalho, na recompensa sem compensação, na malemolência como afirmação cultural de nosso caiporismo”.