A possibilidade de fim da escala 6×1, que tramita no Congresso Nacional, tem gerado intensos debates sobre a ocupação em postos de trabalho no país. Uma das discussões é sobre a qualificação profissional desses trabalhadores que podem ser beneficiados pela medida, caso aprovada, já que os que a defendem, afirmam que o fim da escala significa a possibilidade do trabalhador ter mais descanso e a criação de mais empregos.
Com isso, também passou a se discutir a questão da qualificação profissionais dos trabalhadores no país. Um ranking divulgado pelo Centro de Liderança Política (CLP) com base nos microdados do PNAD Contínua Anual do IBGE, considera os anos médios de estudo das pessoas ocupadas com 14 anos ou mais de idade.
No resultado, o Acre é apenas o 17º Estado do país com uma média de 10,75 anos de estudo entre pessoas de 14 anos ou mais de idade com alguma ocupação. Na Região Norte, o Acre só fica a frente dos estados de Rondônia e Amazonas.
Os melhores índices da região estão no Amapá, 4º lugar do país, e Roraima, 5º lugar geral. A liderança do ranking está no Distrito Federal, onde a média é de 12,82 anos de estudo. A última posição é do Estado da Paraíba, com índice de 10,19.
Confira abaixo os números completos do levantamento:
Cerca de 11 mulheres empreendedoras do Acre participam até esta quinta-feira, 22, do Delas Summit,…
A vereadora Alarice Botelho (PT), de Xapuri (AC), fez um vídeo para denunciar o núcleo…
O vereador eleito Rosildo Cassiano Correa, 46 anos, do PSD de Porto Walter (AC), foi…
Chora o MDB, chora a política, chora o Acre, com a partida do Velho Lobo…
A Caixa Econômica Federal paga nesta quinta-feira (21) a parcela de novembro do novo Bolsa…
O Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está disponibilizando 219 vagas de emprego nesta…