Menu

Pesquisar
Close this search box.

Roda, roda, roda e agita…

Informações de bastidores dão conta de que o atual presidente da Ageac vai “rodar” na reforma administrativa que deve ser feita por Gladson. Nos bastidores, há um consenso de que o trabalho na Agência Reguladora não tem sido bem feito, prova disso é a interminável “novela” do transporte intermunicipal no Estado.


Saída
Toda saída de gestor público merece alguma avaliação. A desse moçoilo Eliatian Nogueira, do União Brasil, não é diferente. Na terça-feira, 12, Bocalom saiu da sede da prefeitura mais de 22 horas. Conversa franca e direta com o padrinho do moço, Fábio Rueda. No caso da Semsa, Bocalom não pode agir como fez na FGB. É preciso ser transparente. Dizer o tamanho da danação do doutor demitido e como foi que descobriu o que não queria saber. Pelo que se sabe, o rapazote da Semsa era muito apegado ao cargo. Mas o gajo esqueceu que na gestão pública, a arrogância tem preço.


Consequência: os fornecedores da Semsa vão passar um Natal com o bico seco. A não ser que haja um rearranjo no orçamento.


Bola fora
E por falar em Bocalom, ele não tem ideia do dia da entrega das 1.001 Dignidades. Já deu várias datas e por último disse que serão construídas em um dia e entregues, como e quando ninguém sabe. Pelas mudanças das datas, nem ele sabe, mas quem lucra com isso é a Fátima Adelaide, que alugou sua madeireira para a prefeitura e faz a entrega de tábua de cortar carne e cozinha galinha caipira.



Mailza na COP29
A vice-governadora Mailza Assis apareceu cumprindo agenda na COP29. Depois de alguns dias sem agenda pública, ela anunciou participação no Painel da Conferência do Clima que lançou a COP 30, que será realizada em Belém, em 2025.


Lista negra
Os municípios de Feijó, Manoel Urbano, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá estão na lista negra do Ibama como maiores desmatadores. Foram mais de cinco mil hectares embargados em todo o estado. Somente o Ibama agiu em 1.510 hectares. No ranking de queimadas, Feijó está no topo, foi responsável por 26% esse ano.


Proteção ambiental
Quem tentou azedar o clima entre o prefeito Bocalom e o governador Gladson Cameli por conta da demora na liberação da titularização do bairro Wanderley Dantas, recuou. O município colocou por terra a boataria, mostrando para o TJAC que pelo menos 100 moradias estão estabelecidas dentro da zona de APP, espaço protegido por lei com o objetivo de conservar os recursos naturais.


Clima hostil
Empresários do setor da construção civil não estão nada satisfeitos com o que chamam de “entraves” impostos na execução do Programa de Estímulo à Construção Civil para Geração de Emprego e Renda (PEC-GER) desenvolvido pela Seop. O caso foi debatido no segundo andar da Fieac.


Estrondos
Microempreendedores da Economia Solidária afirmaram para engenheiros do Deracre que ouvem estrondos vindos da estrutura da passarela Joaquim Macedo, sobre o Rio Acre. “Parece assombração, uma das cabeceiras já desceu quase três metros”, disse o empresário que pediu sigilo de sua identidade.


Bocalom e a Parada LGBT+
Se o prefeito Bocalom sancionar – o que disse que vai fazer -, a lei que proíbe crianças de participarem da Parada LGBT+ é mais uma comprovação do quanto a classe política gosta de jogar “para a galera”. Não precisa ser nenhum especialista em direito para entender que a lei é inconstitucional. Foi dito até pela procuradoria jurídica da Câmara de Vereadores.


Mentiram pra eles
A revolta dos comerciantes que estão no Shopping Aquiri é justa. Eles foram convencidos de que deveriam assumir as lojas porque eram informais e o comércio no “meio da rua” não seria mais permitido. Só que outros ambulantes assumiram os mesmos locais sem que nada seja feito, vendendo os mesmos produtos bem mais barato. A questão não é perseguir quem tenta levar comida para casa, mas é tentar equacionar para não prejudicar somente alguns pequenos comerciantes.


Piadinha
Um gaiato leitor da coluna diz o seguinte: “Já que estamos com pacote de bondades de fim de ano com a PEC da jornada de trabalho, que tal uma aposentadoria igual do Jorge Viana, que “dizem” ganhar pensão de Senador, Governador e mais o salário de presidente da ApexBrasil?”.


Carta do leitor
Bom dia!
Diariamente leio ac24horas e não deixo de ler as Tricas&Futricas. Admiro a forma de abordar todas as situações de uma forma leve e descontraída, com respeito e, creio que com sigilo. Dessa forma venho aqui colocar uma situação e pedir ajuda.


Sou colaborador do Sebrae no Acre e venho pedir ajuda para tentarmos contornar uma situação chata que assola o clima organizacional do Sebrae. O corpo técnico da área finalística está no limite devido o comportamento do Diretor Técnico Kleber Campos Jr.


Desta forma, gostaríamos de sua ajuda na publicação desse pedido de socorro de forma a surtir algum efeito favorável a equipe.


Aqui estou sendo aberto, mas, caso nos ajude na divulgação, peço encarecidamente o anonimato, pois a perseguição seria certa.


Segue abaixo o texto proposto:


Colaboradores de uma entidade do Sistema S estão insatisfeitos acerca do péssimo clima organizacional, que tem sido fortemente impactado pela conduta e tratamento de um de seus diretores.


O ambiente de trabalho tem se tornado cada vez mais hostil devido ao comportamento autoritário e desrespeitoso deste diretor, que frequentemente demonstra atitudes agressivas, desqualificando e humilhando colaboradores em diversas ocasiões. Tais práticas têm gerado um clima de medo e insegurança entre os funcionários, comprometendo não apenas o bem-estar da equipe, mas também a produtividade e a eficiência da organização.


É importante destacar que as atitudes do referido diretor têm gerado um ambiente tóxico, onde os colaboradores se sentem desmotivados e desvalorizados, dificultando a comunicação e a colaboração dentro da instituição. Este tipo de comportamento tem prejudicado, inclusive, a saúde mental de alguns colaboradores, gerando afastamento laboral. O medo de retaliação faz com que não sejam geradas denúncias nos canais adequados (ouvidoria), pois, por ser um diretor, dificilmente o processo seria continuado.


Saliento que tudo o que foi colocado é verdadeiro, porém estamos amordaçados e sem poder fazer ou falar qualquer coisa.


Grato pela atenção e esperamos contar com sua colaboração.


Mais do Tricas & Futricas

Envie sua contribuição