Rio Branco, capital do Acre, lidera o ranking das capitais brasileiras que mais perderam área verde nos últimos 20 anos. A conclusão é de um levantamento realizado pelo MapBiomas, divulgado em 8 de novembro.
O estudo revela que Rio Branco registrou uma queda superior a 10% na cobertura de vegetação urbana entre 2003 e 2023. Segundo o MapBiomas, em 2003, 43,3% da área urbana da capital era coberta por vegetação. Já em 2023, esse índice caiu para 32,8%.
Apesar da redução, o Acre se destaca positivamente em outro aspecto: está entre os estados com maior cobertura de vegetação em áreas urbanas do Brasil, ao lado do Amazonas, Distrito Federal, Maranhão e Pará. Rio Branco, inclusive, mantém a liderança como a capital brasileira com a maior cobertura de vegetação urbana, superando Salvador, Vitória, Florianópolis e São Luís.
O levantamento reflete a necessidade de discutir estratégias de preservação e planejamento urbano, especialmente em cidades da Amazônia, onde o equilíbrio entre desenvolvimento e conservação é crucial.
A Universidade Federal do Pará (UFPA) foi reconhecida como a melhor universidade da Região Norte,…
O corpo do vereador eleito Claudenor Barbosa de Assis, de 40 anos, foi encontrado em…
O ex-vereador de Rolim de Moura, Cícero Sérgio Lopes, conhecido como “Sérgio Sequessabe”, foi condenado…
No último sábado, 17 de novembro, a cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, comemorou…
Mais da metade das pessoas que se autodeclararam pardas no Brasil não se identificam como…
O rio Acre em Rio Branco apresenta vazante neste domingo (24), mesmo com as chuvas…