Rio Branco, capital do Acre, lidera o ranking das capitais brasileiras que mais perderam área verde nos últimos 20 anos. A conclusão é de um levantamento realizado pelo MapBiomas, divulgado em 8 de novembro.
O estudo revela que Rio Branco registrou uma queda superior a 10% na cobertura de vegetação urbana entre 2003 e 2023. Segundo o MapBiomas, em 2003, 43,3% da área urbana da capital era coberta por vegetação. Já em 2023, esse índice caiu para 32,8%.
Apesar da redução, o Acre se destaca positivamente em outro aspecto: está entre os estados com maior cobertura de vegetação em áreas urbanas do Brasil, ao lado do Amazonas, Distrito Federal, Maranhão e Pará. Rio Branco, inclusive, mantém a liderança como a capital brasileira com a maior cobertura de vegetação urbana, superando Salvador, Vitória, Florianópolis e São Luís.
O levantamento reflete a necessidade de discutir estratégias de preservação e planejamento urbano, especialmente em cidades da Amazônia, onde o equilíbrio entre desenvolvimento e conservação é crucial.
A Catedral Nossa Senhora de Nazaré promove na noite desta terça-feira, 24, a tradicional missa…
Um tiroteio entre policiais civis e traficantes deixou cinco mortos na manhã do último domingo…
Os municípios de Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia viveram dois dias de muita música e…
Para quem não vai poder comprar um peru para a ceia de Natal deste ano,…
A Caixa Econômica Federal realiza na terça-feira (31) o sorteio da Mega da Virada, com…