O deputado federal Coronel Ulysses Araújo (UB/AC), repercutiu em seu perfil no Instagram na noite desta quarta-feira (13) os relatos de explosões ocorridas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, por volta das 17h30min. O ac24horas monitorou a rede social do deputado e identificou que após a divulgação de que o suposto autor dos atentados e única vítima das explosões foi candidato a vereador pelo Partido Liberal (o mesmo de Bolsonaro), a publicação foi excluída.
Em publicação feita pelo perfil oficial de Ulysses, às 20h no horário do Acre, o parlamentar escreveu: “Urgente! Explosões na praça dos três poderes e em frente ao STF. Uma morte foi confirmada”, alertou. A postagem foi acompanhada de um vídeo que mostrava o carro de Francisco Wanderley Luiz, autor dos atentados, em chamas (veja a imagem no fim da matéria). Uma hora depois, em acompanhamento à rede social do parlamentar, a publicação já não estava no ar.
Francisco foi candidato a vereador pelo PL em 2020 na cidade Rio do Sul, Santa Catarina. Nas urnas, ele apareceu sob a alcunha de Tiu França. Antes das explosões, ele publicou prints de mensagens enviadas para ele mesmo, via WhatsApp, nas quais deu detalhes do plano de explosão. “Vamos jogar??? Polícia Federal, vocês têm 72 horas para desarmar a bomba que está na casa dos comunistas de merda”, diz um dos textos. Em outra mensagem, ele explicou o porquê da data escolhida para o atendado: “Eu não gosto do número 13”.