O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), oficializou nesta quarta-feira, 13, a exoneração de Eliatian da Silva Nogueira, que ocupava o cargo de secretário de Saúde do município desde abril deste ano. A nomeação de Eliatian havia sido um movimento político, resultado de uma aliança firmada com Fábio Rueda, presidente da Executiva Municipal do União Brasil e primeiro-suplente de deputado federal, que indicou seu nome para o cargo.
A aliança entre o prefeito e o União Brasil de Rueda previa, inicialmente, que a sigla assumisse a vice na chapa de reeleição de Bocalom. No entanto, com a entrada do Progressistas (PP) na coligação, a vice acabou sendo ocupada por Alysson Bestene do PP, e o União Brasil aceitou uma compensação política. Rueda cedeu a vaga de vice ao PP em troca de uma posição no primeiro escalão do governo do governador Gladson Cameli. Atualmente, Rueda é secretário de Relações Federativas do Acre, em Brasília (DF).
Com a saída de Eliatian, Bocalom designou Jonathan Santiago de Souza, atual Secretário Municipal de Gestão Administrativa, para assumir interinamente a pasta da Saúde. Dougllas acumulará a nova função até que uma decisão definitiva seja tomada. Além das responsabilidades de conduzir as políticas de saúde pública da capital, ele passa a ter autonomia para ordenar despesas, autorizar empenhos e efetuar pagamentos relativos à Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).