O estado do Acre foi um dos poucos no Norte do Brasil que não registrou focos de incêndio nas últimas 24 horas, segundo o sistema de monitoramento BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O balanço, divulgado nesta quarta-feira (13), destaca o Estado ao lado de Tocantins como os únicos estados da região norte que não enfrentaram novas queimadas nesse período.
Em contraste, o Brasil registrou 401 focos de incêndio na última terça-feira (12), sendo 86,3% concentrados na Amazônia, onde o Pará se destacou com 160 focos, seguido pelo Amazonas (101) e Mato Grosso (43). No cenário nacional, a Caatinga também foi duramente afetada, registrando 35 focos, o que representa 8,7% do total.
Os números de incêndios florestais em 2024 evidenciam uma escalada preocupante em comparação a anos anteriores. Agosto encerrou com 68.635 focos de incêndio, o maior índice para o mês em 14 anos e uma alta de 144% em relação ao mesmo período de 2023. Setembro seguiu a tendência e alcançou 83.154 focos, o maior desde 2010.
Uma pesquisa realizada pelo site Acervo Awards revelou nesta quinta-feira, 29, o ranking dos estados…
Uma embarcação lotada de material de construção naufragou na tarde dessa quarta-feira,20, no Rio Crôa…
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)…
Em solenidade ocorrida nesta quinta-feira, 21, na sede do Sistema OCB, foi criada oficialmente a…
Em uma decisão proferida nesta quinta-feira (21), a Justiça Federal no Acre concedeu liminar favorável…
Quatro mulheres com os mesmos objetivos: mostrar que café é coisa de mulher e que…