O deputado federal Eduardo Velloso (UB) disse ao ac24horas na noite desta terça-feira (12) que assinou a favor da tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), que propõe o fim da escala de trabalho 6×1 — seis dias trabalhados e um de folga –, com redução da jornada de trabalho de 44h para 36h por semana.
“Se é a favor do trabalhador, o nosso mandato será favorável. A gente espera que o tema seja amplamente debatido e que os empresários e empregadores também sejam ouvidos, para que toda a sociedade saia ganhando”, disse Velloso.
Com isto, os 8 representantes do Acre na Câmara Federal são favoráveis à discussão formal da PEC. Até a noite de ontem (12), a proposta de Erika Hilton não havia atingido o mínimo necessário de 171 assinaturas para ser protocolado, mas durante esta terça-feira (13), assim como os parlamentares acreanos, muitos outros no Brasil tomaram posição favorável à discussão.
Vale ressaltar que a assinatura para que a PEC seja discutida na casa legislativa não significa, necessariamente, que o parlamentar signatário esteja de acordo com a proposta.
Dos deputados que quiseram discorrer sobre a assinatura, Roberto Duarte (Republicanos) fez ponderação no sentido de que o Estado deve compensar empresas, para que a eventual aprovação da lei não cause prejuízos econômicos. O presidente da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC), José Adriano, que será diplomado ao cargo em janeiro na vaga do deputado federal Gerlen Diniz (UB), eleito prefeito de Sena Madureira, disse concordar com a redução da jornada de trabalho desde que sejam discutidos e avaliados os impactos econômicos da mudança. Já Socorro Neri (PP) adiantou que votará favorável à PEC.