A nova diretoria da Associação Amigos do Peito, em Rio Branco, foi empossada nesta sexta-feira, 8, tendo à frente pela terceira vez consecutiva a policial militar aposentada Maria Barbosa Gomes. A Associação foi fundada em 2002 pela juíza Maria Tapajós Sant’ana para receber pessoas com câncer de cidades do interior que chegam à capital para fazer tratamento. A casa de apoio tem capacidade de abrigar 30 pessoas, mas recebe até 50. Atualmente 15 pessoas estão no local, mas já há agendamentos para a próxima semana.
“Aqui as pessoas são acolhidas, tem um lugar para ficar hospedadas, recebem alimentação, atendimento psicológico, aqui temos um enfermeiro. Tem ainda condução para levá-las ao hospital para os exames, toda essa logística de idas e vindas para o Unacom. Nosso objetivo é dar continuidade ao trabalho, que é voluntário, não tem remuneração”, relata a presidente reeleita.
Pela Casa passam pessoas de várias cidades, com histórias emocionantes de doença, luta e curas. Na nova diretoria, a tesoureira é a tenente aposentada da Pm, Inês Pereira de Melo, que venceu um câncer de mama. Ela sabe da importância de ter apoio longe de casa. “ Eu me tratei do câncer de mama no Hospital de Barretos, em São Paulo e senti na pele essa dificuldade de estar doente e longe de casa. Por isso eu resolvi me dedicar agora também a essa causa. O que eu mais quero é que as pessoas tenham um atendimento digno, humanizado, que o diagnóstico saia rápido, porque tem gente que espera muito tempo. Talvez tenha sido a mesma bandeira de luta da juíza Tapajós, porque ela também foi diagnosticada com doença de mama. A morte dela foi em decorrência disso, então talvez por ela ter visto a dificuldade das pessoas se tratar que ela resolveu fundar essa casa”, pontuou Inês.
A Casa é mantida por meio de um convênio com a Secretaria de Estado de Saúde e com recursos de emendas parlamentares. E qualquer pessoa pode fazer doações
Nesta sexta-feira (20/12), Rodrigo Faro gravou o último programa na Record. O apresentador deixa a…
Anitta abriu o coração e falou sobre a briga de ego que tanto assola o…
Um policial penal suspeito de alugar celulares para presos integrantes de facções criminosas, foi afastado…
Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) publicou um edital de concurso público que…
Uma mulher de 25 anos é investigada por suspeita de dar um golpe no próprio…
Flávia Paulo dos Santos Oliveira estava na divisa entre o Tocantins e Goiás quando foi…