Neste sábado, 9, tem palestra no auditório do Sebrae, em Rio Branco, com a conselheira Naluh Gouveia. O TCE recepciona os novos prefeitos eleitos. Naluh deve orientar os “verdinhos” que a corte “não faz de conta” que analisa os gastos com recursos públicos. Deve dizer ainda que, foi um “faz de contas” a indicação do seu nome ao governo em 2026.
Diário Oficial
Todos os dias acontecem mudanças nos cargos em comissão do Estado do Acre, são mudanças em diretoria, são mudanças em CAIS 1,2,3,4,5 e por aí vai. Então, você que é cargo em comissão, é bom olhar o Diário Oficial antes de ir para seu posto, pois pode ter outro sentado na sua mesa.
Silêncio sepulcral
Afinal, o que deram até agora as investigações sobre as graves denúncias contra o promotor Tales Tranin? O caso, sem fazer juízo de valor, é muito sério e a sociedade precisa de uma resposta.
Um “grande” homem
Se não cresceu no tamanho físico, não há como negar o “gigante” que foi Nabor Júnior na política do Acre. Foram 40 anos de vida pública sem uma denúncia de corrupção que envolvesse seu nome. Quantos políticos podem bater no peito e se “gabar” de um feito desses? Vida longa ao Nabor.
Nome aprovado e rejeitado
O vereador eleito Joabe Lira é o nome aprovado pela cúpula do antigo Hotel Chuí [prefeitura de Rio Branco] para presidir a Câmara de vereadores. O nome foi aprovado pelo prefeito e seus assessores, mas foi rejeitado pelos vereadores. Nenhum deles quer fazer da câmara um puxadinho de Bocalom. Eles querem, pelo menos na teoria, fazer o parlamentar mirim independente,mas sabemos que isso é unanimidade dos aprendizes.
Fique bem
Ao menos até o fim da manhã de sexta-feira, o ex-governador Flaviano Melo estava “reagindo bem” ao tratamento de uma pneumonia. Ele ainda não está entubado. A coluna faz torcida para que o “Velho Lobo” fique bem.
Mãe natureza
Os comerciantes do Novo Mercado Velho estão irritados com a imprensa pelas sucessivas reportagens sobre o desmoronamento de terra no local. Segundo eles, os veículos de comunicação não divulgam suas reclamações na íntegra. No entanto, é importante destacar que o problema não é culpa da imprensa, nem da Defesa Civil, mas sim de uma questão geológica.
O Acre na COP29
Seguindo regras do cerimonial, Cameli gravou vídeo afirmando esforços para diminuir o desmatamento e as queimadas. Falou em prestação de contas no Azerbaijão. Será que vão apresentar os índices de queimadas esse ano? “Estamos confiantes nos trabalhos que estamos executando”, afirma o “Zero Um”.
Valeu, Julie Messias!
Um dado que o Acre vai fazer questão de colocar na COP29 é o de redução em 25% dos índices de desmatamento. O Palácio bate cabeça para saber a quem creditar esse número positivo. Leonardo Carvalho está a menos de 90 dias no cargo. Como a coluna não tem memória de peixe, créditos para Julie Messias, exonerada sob o pretexto de não estar alinhada com o governo federal. Imagine se tivesse?
Ponto
Direto ao ponto: o Acre vai para a COP29, no Azerbaijão, sem ao menos decretar quando será realizada a Conferência Estadual de Meio Ambiente. Consequência automática: os prefeitos também seguem a boiada. Apenas Rio Branco, Brasileia e Marechal Thaumaturgo decretaram.
Um mês
Lembrando que os municípios têm até o dia 15 de dezembro para realizarem os encontros, formularem os debates, escolherem os delegados que defenderão as propostas formuladas nos municípios no encontro estadual. Mas quando será a Conferência Estadual?
Março
As Conferências Estaduais de Meio Ambiente devem ocorrer entre 15 de janeiro e 15 de março de 2025. Gladson precisa entender que as Conferências das Partes são encontros para apresentar ações concretas, práticas.
Bira
Nem o simbólico e aguerrido município de Xapuri decretou quando será a Conferência Municipal de Meio Ambiente. A sequência Bira/Xapuri/PT/Meio Ambiente/Marina Silva não tem pesado muito.
Boa notícia
O custo médio da cesta básica teve uma queda de 6% entre os meses de agosto e novembro em Rio Branco. O café em pó foi o item com maior elevação de preço, com aumento de 66% e a batata inglesa teve 60% de redução de preços. Arroz e óleo de cozinha permaneceram estáveis.
Rota da Seda
O Itamaraty disse não a proposta de adesão à Rota da Seda. Celso Amorim, ex-chanceler, diz que governo Lula busca “sinergia” com a China para elevar a relação a novo patamar, mas sem adesão contratual. A notícia mexe com interesses do Acre. Empresários do setor produtivo embarcam para Lima (PE) aplaudir o presidente chinês Xi Jinping durante inauguração do Porto de Chancay.
O Acre é enjoado
Acre e sua política de comércios exterior no meio de um debate de gigantes. China e EUA discutem mais acesso a produtos brasileiros do agronegócio. O Porto de Chancay promete unir o comércio à rota marítima entre a Ásia e a América do Sul. A rota interoceânica Brasil-Peru que passa pelo Acre se apresenta como fundamental para exportações e importações e o caminho para o turismo internacional.
Desafio
Diante do potencial de gerar novos negócios e o sentimento econômico de importância da inauguração do Porto de Chancay, o Palácio Rio Branco ainda não confirmou quem representará o estado na solenidade que acontecerá em Lima, dia 17.
Globalização
Quem questionou como a eleição nos EUA afetaria o Acre, colocou a barba de molho diante da alta do dólar com a vitória de Trump. Se continuar nas nuvens, aumenta em R$ 5 milhões o valor da dívida externa que será paga semana que vem pelo governo do estado.