O SENAI/AC, em parceria com a Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (Sehurb), qualificou 34 alunos em cursos profissionalizantes na área da construção civil na Cidade do Povo. A solenidade de certificação foi realizada na manhã desta sexta-feira, 8 de novembro, no Centro Pastoral São Lucas.
Os cursos ofertados gratuitamente foram de pedreiro de alvenaria, instalação de Sistema Elétrica Predial e NR 35 – Segurança em Trabalho em altura. As capacitações tiveram também o apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Acre (Sinduscon/AC), da FIEAC, do Centro Pastoral São Lucas e do Ieptec.
Embora seja uma área em que a maioria dos profissionais é formada por homens, muitas mulheres fizeram e concluíram os cursos. Uma delas é Sherly Freitas, de 43 anos, que fez o curso de pedreiro. “Um curso maravilhoso, em um segmento que realmente necessita de profissionais. E nós, mulheres, somos perfeccionistas e podemos ter sucesso nessa área”, salientou.
Tarciso Machado, de 45 anos, fez curso de eletricista. Ele fez questão de agradecer a oportunidade. “Sou pastor, pintor profissional e consegui uma profissão a mais. Foi uma grande contribuição do SENAI e da Sehurb para a Cidade do Povo. Esses cursos abriram portas para todos nós”, comemorou.
Presente à solenidade de certificação, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) em exercício, João Paulo de Assis, parabenizou os concludentes e exaltou a parceria com as demais instituições em prol da qualificação profissional. “Persistam na busca pelo conhecimento, pois trabalho e renda são sinônimos de dignidade”, frisou o empresário.
João César Dotto, diretor regional do SENAI, comentou que os cursos da instituição são práticos e a área de construção civil está em alta no estado. “São muitas casas populares e outras obras que estão em andamento e diversas ainda iniciarão nos próximos meses. As empresas irão necessitar de muitos profissionais desse segmento e o SENAI está qualificando para essa demanda do mercado de trabalho”, acrescentou.
Também estiveram presentes na solenidade de certificação o padre Massimo Lombardi, responsável pela área missionária na Cidade do Povo; a gerente do Instituto SENAI de Tecnologia Madeira e Móveis, Tânia Lúcia Guimarães; a diretora Operacional da Sehurb, Ariadne Wassen; a coordenadora de Aprendizagem do Centro de Educação Profissional e Tecnológica em Gastronomia e Hospitalidade, Lourdes Barbosa; além dos professores dos cursos. Além dos certificados, os alunos receberam kits com itens de construção civil.
Aulas práticas ajudam na construção de uma capela
Parceiro da iniciativa, o padre Massimo Lombardi enalteceu a oportunidade ofertada para a comunidade da Cidade do Povo. “O trabalho é fundamental para sair da situação de fome, dependência e feliz daquele que entende e aproveita. Oferecemos o nosso espaço com muita alegria”, comentou.
O padre celebrou também que os cursos, durante as aulas práticas, contribuíram para iniciar a construção de uma capela na Cidade do Povo. “Esse será o coração espiritual da Cidade do Povo. Esperamos concluir a construção dessa pequena capela, ecumênica, e que todas as religiões se sintam à vontade para fazer sua espiritualidade”, salientou Lombardi.
Ludmilla utilizou suas redes sociais, nesta terça-feira (24), para se manifestar sobre decisão da Justiça.…
A quadra de grama sintética da Praça da Juventude, em Senador Guiomard, foi palco de…
Ocantor Gusttavo Lima tranquilizou os fãs na véspera de Natal. Nesta terça-feira (24), ele recebeu…
O governador Gladson Cameli (Progressistas) compartilhou nesta terça-feira, 24, véspera de natal, uma mensagem especial…
Uma idosa roubou a cena no Bom Dia São Paulo desta terça, 24/12. Dona Eva…
Os dias que antecederam a véspera de Natal deram um fôlego aos comerciantes do centro…