Cruzeiro do Sul foi um dos municípios do Acre agraciados pelo Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) edição de 2021–2024. A cidade havia sido listada pela última vez na edição 2013–2016.
A certificação reconhece o avanço nas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência no cumprimento de objetivos de desenvolvimento sustentável, focando em áreas como educação, saúde e assistência social para crianças e adolescentes.
A condecoração é resultado do trabalho coordenado entre o poder público e a sociedade civil, incluindo a adesão do município ao Selo Unicef, capacitações, criação de planos de ação e acompanhamento rigoroso dos indicadores sociais. O monitoramento dos resultados utiliza dados oficiais das áreas de saúde, educação e assistência social, e os municípios que demonstram avanços significativos nos direitos de crianças e adolescentes são reconhecidos.
Na área de educação, Cruzeiro do Sul conseguiu reduzir o abandono escolar e ampliar o acesso à água nas escolas da rede municipal. Em saúde, houve avanços na vacinação infantil e na redução da gravidez precoce. No setor de assistência social, Cruzeiro do Sul fortaleceu a proteção de famílias vulneráveis e a resposta às situações de violência contra crianças e adolescentes.
“A gestão do prefeito Zequinha Lima garantiu condições de trabalho adequadas, possibilitando que a Secretaria de Assistência Social desempenhasse seu papel com excelência e alcançasse a certificação”, citou a Secretária de Assistência Social, Edna Fonseca, destacando a importância desse reconhecimento para o município, como um incentivo. “O Selo Unicef é um estímulo para otimizar e fortalecer as políticas públicas, qualificando a demanda e melhorando a oferta direcionada para as crianças e adolescentes do nosso município”, citou.
O prefeito Zequinha Lima destacou que o Selo aponta acertos. “É um orgulho receber esse Selo do Unicef, que comprova que trilhamos o caminho certo na promoção da educação, saúde, assistência social e cidadania nossas para crianças e adolescentes. Nesta segunda gestão vamos avançar ainda mais nas ações voltadas para esse público, que é o futuro de nossa Cruzeiro do Sul”, conclui Lima.