Menu

Comitiva do Acre apresentará iniciativas sustentáveis na COP29, em Baku

Foto: Marcos Vicentti/Secom
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governo do Acre marcará presença na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), que ocorre na próxima semana em Baku, Azerbaijão. Liderada pelo governador Gladson Cameli, a comitiva acreana busca fortalecer parcerias e captar recursos para a preservação ambiental e enfrentamento às mudanças climáticas.

A equipe é composta por autoridades e técnicos, incluindo o secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho; a secretária de Povos Indígenas, Francisca Arara; a presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Jaksilande Araújo e a coordenadora do Programa REM Acre, Marta Azevedo. O painel de estreia da comitiva, intitulado “Acre+ Resiliente”, ocorre no espaço do Consórcio Interestadual Amazônia Legal (CAL) na terça-feira, 12, e abordará o financiamento climático e o sistema REDD+ Jurisdicional.

Anúncio

O Acre é reconhecido como um exemplo de captação e execução de recursos climáticos, destacando-se pelo acordo com a Alemanha e o Reino Unido para a execução do Programa REM desde 2012. Recentemente, o estado também acessou R$ 98 milhões no Fundo Amazônia, reforçando sua posição na agenda de desenvolvimento sustentável. Além disso, o Acre trabalha para obter certificação internacional que valida seus créditos de carbono, facilitando novas parcerias, como o programa Leaf.

Na quarta-feira, 13, a comitiva participa de uma programação organizada pelo CAL para a COP30, com o tema “Baku to Belém”, que visa alinhar as ações dos nove estados amazônicos para o próximo encontro climático. O objetivo é promover a cooperação em torno do desenvolvimento sustentável e da conservação da Amazônia, colocando a região no centro das discussões globais.

Outro destaque será o debate sobre o Plano Emergencial de Adequação às Mudanças Climáticas, uma iniciativa pioneira do governador Gladson Cameli, lançada em 2024 para mitigar os impactos de fenômenos extremos, como enchentes e secas. A proposta prevê ações integradas para proteger a população e a infraestrutura do estado.

Além disso, a comitiva acreana contribuirá em painéis sobre turismo sustentável, conservação florestal, salvaguardas socioambientais, e bioguardiões.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.