Um dos personagens mais importantes da história da política acreana fez aniversário nesta quinta-feira, 7. Trata-se de Nabor Teles Júnior, que completa 94 anos. Natural de Tarauacá, ele já foi deputado estadual por três mandatos, deputado federal duas vezes, governador e Senador da República em dois mandatos, Esbanjando lucidez impressionante para quem se aproxima de um século de vida, conversou por telefone com a reportagem do ac24horas nesta tarde.
Entre os vários assuntos, Nabor, destacou que chega aos 94 anos muito bem de saúde. “Hoje é, realmente, uma data muito importante e que me trouxe muita alegria. Reuni os filhos e netos, fomos almoçar. Não é fácil chegar na minha idade, a média de vida do brasileiro é de 70 anos. Graças a Deus, estou bem, caminho todos os dias, saio para resolver as coisas, ainda estou com muita mobilidade”, comemora.
A política, claro, não poderia ficar de fora da conversa. Reconhecido como um político que nunca foi envolvido em escândalos e acusação de corrupção, diz que a honestidade é o seu grande legado ao Acre. “Não tem nada que desabone a minha conduta, cumpri 40 anos de mandatos seguidos, que é uma coisa rara na história política do Brasil. Eu acho que tem poucos políticos no Brasil que conseguiram. Nunca tive eleição biônica, como se chamava antigamente, sempre fui eleito pelo voto popular, sempre disputei eleição, de 1962 até 2002, quando pela primeira vez eu perdi a minha reeleição para o senado e resolvi me aposentar. Sou muito orgulhoso, tive todos os cargos de destaque e a população até hoje lembra de mim como um político honesto”, afirma.
Antenado, Nabor Júnior contou que acompanha as notícias políticas diariamente. Ele declarou que considera o governador Gladson Cameli imbatível nas eleições ao Senado em 2026 e ainda manifestou simpatia pela vice-governadora Mailza Assis. “Eu acompanho as notícias do Acre todos os dias e faço minhas avaliações. Sei que o governador está com um índice de aceitação muito alto e é um candidato imbatível para o Senado, é um político bem-sucedido até agora. Também sou muito simpático a figura da vice-governadora, que vai assumir quando o governador se afastar, me parece ser uma pessoa íntegra”, declarou.
Por fim, Nabor Júnior ainda opinou sobre a polarização política do país entre correntes ideológicos de direita e esquerda. Em sua avaliação, o povo vai rechaçar os extremos. “Acho que nestas eleições, pegando São Paulo como exemplo, o povo deu uma demonstração de que está rejeitando os extremos, seja direita ou esquerda. Acho que as pessoas estão mais conscientes dos problemas do Brasil e estão mais propensas aos comportamentos de políticos de centro”, afirmou.
Nabor foi casado com Darcy de Oliveira Rocha, que faleceu em fevereiro de 2023, aos 91 anos. Com ela, o político aposentado teve seis filhos: Silvia, Ana, Goretti, Francisco, Adriana e Auxiliadora.
Desses filhos, sete netos foram gerados: Milena, Lucas, Alexandre, Pedro, Guilherme, Felipe e Natália. Dos netos citados, nasceu veio a bisneta Luiza.