Menu

Após fuga de presos, deputados cobram convocação de aprovados na Polícia Penal

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A fuga de seis detentos do Presídio D. Francisco D`Oliveira Conde, em Rio Branco, pautou parte do debate dos deputados da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 5. Os deputados Arlenilson Cunha (PL), que é membro da base do governo, e Emerson Jarude (Novo), que compõe a oposição, se juntaram em discursos denunciando o sucateamento do sistema prisional no Acre. Os parlamentares cobraram providências do governo para convocação dos aprovados no concurso da Polícia Penal.

Arlenilson manifestou preocupação com a situação do sistema prisional no estado, destacando que “o recente episódio de fuga, com seis presos escapando, é o reflexo do abandono do sistema prisional.” Ele enfatizou o déficit de policiais penais, um problema recorrente, e questionou o atraso no processo de formação de novos agentes, apontando que “há mais de um ano o concurso foi realizado e o curso de formação ainda não começou.”

Anúncio

O parlamentar informou que vai protocolar um requerimento para obter atualizações sobre o andamento do concurso, que, segundo ele, estaria na fase de “investigação social.” Embora haja 261 vagas previstas, Cunha frisou que “esse número não é suficiente” e defendeu a ampliação com o cadastro de reserva, considerando a possível saída de mais 101 policiais.

Já Jarude expressou preocupação com a falta de informações sobre os fugitivos e a aparente indiferença das autoridades. “Como é que faz para fugir de um presídio, fazendo uma lambança, quebrando paredes? E o mais absurdo de tudo isso: ninguém sabe onde estão esses bandidos”, criticou Jarude. Ele lamentou a ausência de declarações do secretário de Segurança e do governador sobre o ocorrido, insinuando que a fuga foi tratada como um evento normal. “Se fogem seis, imaginem quantos mais podem fugir”, alertou.

O deputado também questionou a estrutura penitenciária do Acre, que considera sucateada, e fez um apelo pela convocação dos novos policiais que aguardam na Assembleia. “Esses guerreiros vêm aqui implorar para serem convocados, enquanto o governo parece mais preocupado em aumentar seu próprio luxo”, afirmou. Ele chamou a atenção para o aumento do orçamento da Casa Civil e outros gastos do executivo, mesmo diante das reivindicações por mais segurança.

“Vamos ter um aumento no nosso orçamento de quase um bilhão e meio de reais para o ano que vem. E a turma aqui implorando mais uma vez para ser convocada”, reiterou Jarude, ressaltando a falta de oportunidades, segurança e emprego que leva muitos acreanos a deixar o estado.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.