Ainda sobre os bastidores palacianos, o governador sabe das conversas de corredores de alguns aliados que já fazem planos para uma vida sem o Zero Um. Mas mesmo assim, continua a trabalhar, mesmo sabendo que alguns “amigos” de agora serão seus traidores de amanhã.
Pôdicast
O publicitário Davi Sento-Sé roubou a cena esta semana ao entrevistar vereadores eleitos. Fez a pergunta retórica: “vocês compraram muitos votos nessa eleição?” e ganhou o silêncio como verdade. Um silêncio com trejeitos patéticos. O crime eleitoral é evidente em todos os níveis. Uma lástima.
“KKKKKKK”
O interessante foi perceber a repercusão entre autoridades vinculadas ao Judiciário. Em grupos privados de redes sociais, as gargalhadas eram fartas. Se o crime eleitoral é evidente, como já foi dito, a conformação por parte de quem deveria, institucionalmente, combatê-lo, é lamentável. Triste Acre.
Estaremos de olho
Analisando o perfil dos vereadores eleitos em Rio Branco, há uma luz no fim do túnel de uma legislatura mais forte e independente. Alguns dos novos nomes foram eleitos sem o apoio da prefeitura, o que pode levá-los a uma postura de autonomia em relação ao poder municipal. Oremos para que não sejam cooptados tão facilmente.
Estreia
Novembro chegou com feriados, do jeito que o acreano gosta. Além do Dia dos Finados, vem mais um final de semana prolongado com o Dia de Proclamação da República (15) e o Tratado de Petrópolis (17). Esse ano, o vermelho na folhinha estreia o primeiro feriado nacional do Dia da Consciência Negra, dia 20.
Vamos ajustar?
O velho discurso que continua “quase” atualizado, de que “é através da política que podemos mudar as coisas”, precisa ser acrescentado mais alguma coisa nele pelos intelectuais que fazem e vivem política 24 horas por dia.
Carne
O ano de 2023 foi um ano excelente para o consumidor de carne bovina. Com algumas irregularidades, o de 2024 vai amargo para quem pode colocar carne na mesa. Vai subir muito o produto. A expectativa para 2025 é outra.
“Vacina”
O leitor mais experiente também vai ser honesto o suficiente para não responsabilizar este ou aquele agente político pelo aumento no preço da carne. É o ciclo. É próprio da cadeia produtiva. A manipulação política virá. A boa informação é a vacina.
O “SUS” da Segurança
A organização criminosa levou o sistema de segurança pública literalmente à UTI. Isto é fato. Reunião convocada pelo presidente Lula não fugiu da politização. Ao contrário da postura inibida do governador do Acre, Gladson Cameli, o estadista de Goiás, Ronaldo Caiado, espatifou críticas para todos os poderes, chamou de factoide o projeto apresentado pelo governo federal para o combate ao crime no país, seguindo o modelo SUS da saúde.
Cameli acertou
Longe das farpas entre o presidente Lula e o governador Caiado, Cameli está entre os 13 chefes de estado que acertaram ao se fazer presente no encontro. Hoje o crime é interestadual e até transnacional. Os traficantes agem em rede de criminosos. Ao optar pelo caminho do meio, o governo do Acre se sobrepôs a polarização política e evitou contaminar o processo.
Já calejou
O tempo passa, o tempo voa e os mesmos problemas continuam numa boa. Já perceberam que parece que o Acre não progride em algumas áreas? Vejam que as manifestações da população são as mesmas de sempre: falta de água, luz e buraco nas ruas. Muda governo, sai governo, entra direita, esquerda, centro, e nada muda.
Não quer
O experiente jornalista Rutemberg Crispim, que estava cotado para assumir a assessoria de comunicação da Câmara Municipal de Rio Branco, parece ter escolhido outro caminho: ele prefere ficar ao lado do vice-prefeito eleito, Alysson Bestene, em seu gabinete.
Aos seus moldes
Já o vereador Antônio Moraes manifestou interesse em assumir a Secretaria de Saúde da prefeitura, mas condicionou sua ida à entrega do prédio para acomodar sua equipe. O objetivo é fortalecer sua posição para uma possível candidatura a deputado federal ou estadual.
Laboratório petista
A cidade interiorana do Ceará, Ipaporanga, fez prefeito, vice e todos os vereadores do PT. Localizada na região do Sertão de Crateús, o município será laboratório da cúpula petista para as eleições de 2026. Em 2022, a cidade deu 80,96% de votos ao presidente Lula, contra 19,04% de Bolsonaro. O PT de Daniel Zen sonha com esses números no Acre.
E os Russos?
A organização do Gamecon – que é de fora do estado – esqueceu-se de combinar com os Russos sobre o público-alvo do evento. Oposto ao currículo especializado dos palestrantes, um vazio marcou o desenvolvimento dos painéis. Ponto de reflexão para a próxima edição.