Assim como acontece em grandes eventos ou datas importantes, como é o caso da Expoacre, no Dia de Finados, terrenos próximos aos cemitérios também são usados para estacionamento.
Quem está desempregado, ou mesmo quem trabalha, mas quer uma renda extra, aproveita os espaços para oferecer estacionamento aos motoristas que visitam seus entes queridos.
É o que acontece em um grande espaço ao lado do Cemitério Morada da Paz, na Estrada do Calafate. Donizete Santana, 28, conta que há mais de três anos trabalha no local estacionando carros e motos. Ele fica praticamente no meio da rua orientando os motoristas que querem estacionar e cobra 5 reais por cada carro e moto. “É um dinheiro bacana, não é muito não, mas ajuda sim. Eu tenho um filho de 6 anos e isso ajuda a levar comida pra casa. Todos os anos chega até 300 reais de faturamento”, afirma.
Na maioria das vezes, como não são donos dos terrenos, quem se propõe a trabalhar com estacionamento faz uma espécie de aluguel com os proprietários, repassando parte do valor arrecadado para quem é o dono da área.
Samara Marques trabalha pela primeira vez com estacionamento. “Estou na expectativa né, é a primeira vez que eu venho, espero que entre um dinheiro, que é sempre bom, e honesto é ainda mais importante. Tomara que não chova para que a gente possa faturar mais”, fala.