Menu

PF deflagra operação contra esquema criminoso que causou prejuízo de R$ 68 milhões

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

orto Velho/RO. A Polícia Federal realizou, nesta sexta-feira (1/11), uma operação para desmantelar uma organização criminosa especializada em grilagem de terras públicas na região da Fazenda Palotina, em Lábrea/AM. Segundo as investigações, o grupo atua ilegalmente na área desde 2007, utilizando documentos falsificados e contando com o apoio de servidores públicos corruptos e de milícias privadas para intimidar e expulsar moradores locais, incluindo comunidades extrativistas de castanha.

O local, que pertencente à União, tem sido cenário de desmatamento ilegal, conflitos armados e ameaças frequentes à segurança dos moradores locais. De acordo com a Polícia Federal, o grupo criminoso se utiliza de um esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propina a agentes públicos para legitimar a posse das terras e garantir proteção armada para suas operações.

Anúncio

Com base nas provas coletadas ao longo das investigações, a Polícia Federal solicitou mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares e assecuratórias, para interromper as atividades da associação criminosa. A ação busca cessar o esquema de grilagem que já gerou um prejuízo estimado em mais de R$ 68 milhões ao patrimônio público e trouxe graves consequências para os direitos humanos e para o meio ambiente na região.

A operação é parte de um esforço contínuo para combater a grilagem de terras públicas, protegendo o patrimônio da União e as comunidades que vivem nessas áreas, além de preservar a integridade ambiental da Amazônia.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.