Categories: Acre 01

Missa com bispo Dom Joaquín reúne centenas de pessoas no cemitério São João Batista

Por
Saimo Martins

Centenas de pessoas prestigiaram a missa celebrada pelo Bispo Dom Joaquín Pertiñez, da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, durante o Dia de Finados no cemitério São João Batista, neste sábado, 2. A cerimônia, que reuniu uma grande multidão, foi marcada pela mensagem do bispo sobre a certeza da “morte” e a importância de viver com vigilância e preparação.


Em sua homilia, Dom Joaquín destacou: “A primeira certeza é que a morte é certa e virá para todos; ninguém escapará. A segunda certeza é que não sabemos nem o dia, nem a hora. Tanto o Evangelho quanto todos nós estamos conscientes disso: alguns vão antes, outros depois; alguns aos 15, outros aos 50, outros aos 80. Ninguém pode acrescentar nem um minuto, nem uma hora à vida que Deus lhe concede. Portanto, é nessas certezas que devemos viver”.


Foto: Sérgio Vale

O bispo também reforçou a necessidade de estarmos vigilantes e preparados: “Devemos nos preparar, estar vigilantes e prontos para que, quando chegar esse momento, não sejamos como aqueles que não pensam, que não se preparam, que não vigiam, que não dão sentido à vida. Sabendo que não ficarão aqui para sempre, um dia também terão que dar esse passo”. Ele lembrou que, naquele local sagrado, estão sepultadas pessoas de diferentes crenças, e que o julgamento cabe apenas a Deus.


Foto: Sérgio Vale

O secretário de zeladoria, Joabe Lira, informou que uma programação especial foi realizada na semana que antecedeu o Dia de Finados. Segundo ele, mais de 30 mil pessoas são esperadas no cemitério São João Batista. “Trabalhamos muito na última semana para preparar o cemitério para este dia. Embora o cuidado seja durante o ano todo, este dia é especial. A expectativa é que passem por aqui hoje cerca de 50 mil pessoas, considerando os quatro cemitérios da cidade, sendo este o principal, com média de 30 mil visitantes”, afirmou.


Foto: Sérgio Vale

Lira acrescentou que uma equipe de 200 pessoas foi mobilizada para auxiliar os visitantes, especialmente aqueles que têm dificuldades em localizar túmulos específicos. “Muitos acabam esquecendo onde está o sepultado do familiar, então nossa equipe está disponível para ajudar na localização e condução até o local”, explicou.


No cemitério São João Batista, as missas são celebradas às 8h e às 16h.


Share
Por
Saimo Martins

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Sine abre semana ofertando 189 vagas de emprego nesta segunda no Acre

O Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está disponibilizando 189 vagas de emprego nesta…

23/12/2024
  • Cotidiano

Segunda-feira será marcada por sol, nuvens e chuvas pontuais no Acre

O tempo nesta segunda-feira, 23, será quente e abafado, com predomínio de sol, nuvens e…

23/12/2024
  • Destaque 1

Preço do Chester, Peru e Pernil disparam no Acre com aumento de 20% nos supermercados

A ceia de Natal que os acreanos pretendem ter na mesa tem três itens considerados…

23/12/2024
  • Juruá

Papai Noel de Porto Walter chega de quadriciclo com 4 mil presentes

O Papai Noel chegou de quadriciclo neste domingo, 22, em Porto Walter, com 4 mil…

23/12/2024
  • Acre

Quinze cidades do Acre podem ter rádios comunitárias em 2025

O Ministério das Comunicações prorrogou até o dia 14 de março de 2025 o prazo…

23/12/2024
  • Acre

Semana de natal começa com o Rio Acre medindo 7,36m na capital

Apesar da chuva que começou no domingo, 22, e ainda permanece na manhã de hoje,…

23/12/2024