O juiz de Direito Lois Carlos Arruda foi empossado como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) em sessão solene realizada nesta sexta-feira, 1°, no plenário do tribunal. A cerimônia contou com a presença de familiares e autoridades estaduais.
Arruda, que fez o juramento perante a corte antes de ser empossado, foi selecionado no último dia 9 de outubro em sessão do Pleno Administrativo, pelo critério de antiguidade, para ocupar a vaga da desembargadora Eva Evangelista, aposentada em setembro como a magistrada com mais tempo de atividade judicante no Brasil.
O desembargador empossado expressou alegria e destacou o dever cumprido em sua trajetória na magistratura. “O sentimento é de alegria e de cumprimento do nosso dever, uma jornada que nos identificamos como juiz na carreira da magistratura. Vamos seguir nossa jornada com responsabilidade agora no grau do tribunal. Nosso coração e nossa mente estarão voltados unicamente para uma coisa: distribuição de justiça, justiça material, justiça real para o povo do Acre”, ressaltou.
Ele também apontou que seu principal objetivo no colegiado será a cooperação com o tribunal. “Como membro do tribunal, colaborar e cooperar com o colegiado para que o tribunal, não apenas eu, tenha o melhor desenvolvimento perante a sociedade do Acre. Esse é o meu principal objetivo”, explicou.
Arruda deixou uma mensagem aos acreanos, destacando a importância de acreditar em dias melhores e o valor do progresso social. “Confio e acredito em dias melhores. A civilização está avançando, e precisamos de um pacto coletivo entre todos para alcançar uma vida mais agradável para todos, sem deixar ninguém para trás no conjunto social”, disse.
O governador Gladson Cameli (PP), em seu discurso, destacou o fortalecimento das relações institucionais entre o Executivo e o Judiciário com a posse de Arruda. “Momento de fortalecer as relações institucionais entre o Judiciário e o Poder Executivo. Não poderia deixar de estar presente nesta solenidade para prestigiar o novo desembargador”, afirmou.
Cameli também elogiou a trajetória de Arruda. “Eu sei de toda a experiência acumulada no trabalho que ele fez como juiz. E agora ele dá um salto na carreira, onde tenho certeza do sucesso que ele alcançará ao cumprir o que já prometeu em seu juramento. O Poder Executivo é amigo de todos os Poderes, pois um estado forte é fortalecido por instituições robustas”, completou.
O prefeito Tião Bocalom (PP) também esteve presente na solenidade e destacou a alta estima e admiração pelo novo desembargador. “O desembargador Lois é uma pessoa que já conhecemos há muito tempo. Sabemos que ele é uma pessoa espetacular, tanto como amigo quanto como profissional. Essa nova posição é mais do que merecida, e tenho certeza de que ele seguirá desempenhando um trabalho decente, honesto, verdadeiro e sempre buscando a justiça”, comentou.
Representando a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o deputado Pedro Longo enfatizou o profissionalismo de Arruda. “Para mim, é importante estar aqui, já que essa também é a minha casa, pois vim do Judiciário. Hoje, temos a felicidade de ver um colega competente e amigo pessoal assumindo como desembargador, após grande contribuição à magistratura. Sentimos felicidade, e a Assembleia deseja muito sucesso nessa nova missão”, declarou.
Arruda, natural de Ecoporanga (ES), é formado em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia (1995), com especialização em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Acre (1999). Atualmente, é mestrando em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal de Tocantins (UFT). Ingressou no TJAC em 1996 como juiz substituto na Comarca de Tarauacá, e já atuou em várias comarcas e cargos auxiliares.