Um grupo de servidores da educação se reuniram na manhã desta quinta-feira, 31, em frente à Prefeitura de Sena Madureira para protestar contra a falta de pagamento de salários. No vídeo compartilhado pelo Portal Yaco News, os manifestantes expressaram sua insatisfação e preocupações financeiras.
“Está acontecendo que a gente não recebe, temos contas, aluguel e comida para pagar”, afirmou uma das participantes da manifestação. Outra manifestante destacou: “Nós não temos culpa que ele não ganhou”, referindo-se à eleição do deputado estadual Gilberto Lira, que era o candidato do prefeito Mazinho Serafim, que acabou sendo derrotado pelo deputado federal, Gerlen Diniz (PP).
Os servidores também enfatizaram a importância de seus serviços, com uma delas declarando: “Nós da educação não somos lixos”, relatou. “Nem para presidente de bairro ele ganha mais [Mazinho]”, afirmou outra manifestante.
Em resposta ao protesto, o secretário de Finanças, Getulião Saraiva, comentou sobre a situação dos pagamentos. Ele explicou que, devido a retenções na arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) nos dias 30 de setembro, 10 e 20 de outubro, o município enfrentou dificuldades financeiras. “A receita federal ficou com toda a arrecadação de R$ 2,5 milhões, que era para pagar as obrigações do município e os servidores provisórios, especialmente, que foram dispensados. Todo final de ano ocorre essa redução de pessoal para que se fechem as contas do município”, disse.
Saraiva afirmou que está em andamento um calendário de pagamento e que, desde ontem, começou a ser pago 50% dos salários de servidores de secretarias menores. “A da educação é bem maior, e o que fiz foi escalonar por letra. Era para ter recebido ontem, mas já está indo para o banco das letras A, B e C. Na semana que vem, será normalmente feito isso”, garantiu.
Crédito: Yaco News
VEJA O VÍDEO: