A Gamecon Acre 2024, maior evento de cultura gamer da região, teve início na manhã desta quinta-feira, 31, em parceria com o Centro Universitário Uninorte, em Rio Branco. A iniciativa, que celebra a cultura gamer na Amazônia Legal, visa reunir profissionais, entusiastas e empreendedores do setor de tecnologia e jogos eletrônicos em três dias de palestras, workshops, competições e encontros com influenciadores do ramo. O evento será encerrado no dia 2 de novembro na biblioteca da Uninorte, que leva o nome de Marcelo Minutti.
A Gamecon é um evento dedicado ao universo dos games e da cultura digital, buscando fomentar e aquecer o mercado de jogos no Brasil, com o objetivo de ampliar o debate sobre games em todo o país. Sendo um dos maiores eventos da região Norte para a cultura gamer e a economia criativa, a Gamecon oferece a profissionais e entusiastas uma oportunidade única de explorar e compartilhar suas paixões pela inovação e pelos jogos digitais. A realização da 2ª edição no Acre reflete o desejo do estado de se posicionar nesse mercado inovador e disruptivo.
O secretário de Indústria e Tecnologia do Acre, Assur Mesquita, destacou o apoio do governo estadual ao evento: “Graças a Deus, o estado tem prosperado, especialmente no campo empresarial e da inovação. Hoje, temos mais de 200 startups e várias iniciativas nessa área, e o mercado de games aqui também está começando a crescer. Este evento foi organizado no ano passado, e agora estamos nessa segunda edição, com uma programação bem diferente. O governo e a bancada de deputados têm apoiado a inovação no Acre por meio da secretaria”, afirmou ele, ressaltando o crescimento do setor de games. “Estamos falando de oportunidades, geração de empregos aqui na região. Estes três dias trarão muitas atividades de desenvolvimento e inovação”, completou.
A ex-deputada federal Jéssica Sales (MDB) que destinou R$ 5 milhões, sendo R$ 3 milhões para a Gamecon, também participou da abertura do evento e destacou a importância de inserir os jovens do Acre no mercado de jogos eletrônicos. “Investir em algo que lhes traga prazer e interesse, e por que não pensar no mercado de trabalho? Sabemos que a indústria dos games está em ascensão, um mercado bilionário no qual o Brasil é o 13º maior do mundo. Fico muito feliz em fazer parte deste projeto e parabenizo a todos. Tenho certeza de que o Acre ainda vai representar o mundo”, declarou.
Segundo a organização do evento, a programação contará com diversas novidades: além de palestras e painéis com grandes nomes do setor, a Gamecon Jam desafiará desenvolvedores a criarem jogos inovadores em tempo real, incluindo uma simulação de rodadas de negócios que enriquecerá a experiência. Estão programadas também oficinas de cosplay, o Creathon – uma maratona de ideias para projetos criativos –, e um Meet & Greet com influenciadores do mundo gamer.
A CEO da Gamecon, Ana Paula, informou que os três vencedores da edição serão levados para participar de eventos em São Paulo e na Alemanha. “A ideia é essa: os vencedores da Gamecon no Acre irão para a Gamescom em São Paulo, e os vencedores da mostra seguirão para a Alemanha. Queremos levar o talento da Amazônia para o mundo”, explicou.
Paula, revelou que o evento contará com a participação de 40 desenvolvedores e a realização de um campeonato com 10 jogos criados na Amazônia. “Os desenvolvedores da Gamecon participarão de um campeonato aberto ao público. Qualquer pessoa poderá competir, e não há limite fixo de jogos. No entanto, especificamente para os jogos da Amazônia Legal, teremos 10 títulos. Esses desenvolvedores não são apenas jogadores; são profissionais que criam jogos”, explicou.
O empresário Ricardo Leite, que cedeu o espaço para a realização da Gamecon na Uninorte, elogiou a organização do evento e destacou o impacto positivo para os estudantes da área de tecnologia. “A Uninorte é uma casa de conhecimento, onde temos cursos voltados para tecnologia. Este evento é ideal para o nosso público. Por ser um evento de tecnologia voltado para games, acredito que essa parceria foi muito feliz. Durante o lançamento, já percebemos o prestígio que a Gamecon está conquistando”, comentou.
A Mostra Competitiva de Jogos da Amazónia será uma oportunidade de celebrar o talento e a originalidade dos nossos desenvolvedores regionais, e teremos ainda a presença da Agência Collab, uma agência colaborativa de produção de conteúdo sobre jogos eletrônicos, trazendo uma visão inovadora para o evento.
Fotos: Sérgio Vale