Menu

Pesquisar
Close this search box.

Deslizamento de terra em Manacapuru foi causado por aterros inadequados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após três semanas do deslizamento de terra que aconteceu no dia 7 de outubro próximo ao Porto de Terra Preta, em Manacapuru, resultando na morte de duas pessoas e na interdição do Terminal Hidroviário da cidade, a equipe do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) divulgou o relatório de avaliação técnica.


O relatório foi elaborado pelos pesquisadores em Geociências Antonio Gilmar Honorato de Souza, Marco Antonio Oliveira e Renê Luzardo, além do técnico em hidrologia Jose Carlos da Matta Silva, entre os dias 8 e 10 de outubro.


O relatório será apresentado oficialmente nesta quinta-feira (31), durante coletiva de imprensa do SGB, para apresentar análises sobre a seca extrema na região amazônica em 2024. O evento acontecerá na Superintendência Regional de Manaus (SUREG-MA), às 14h (horário local).

Anúncio


Os fatores que contribuíram para o deslizamento, de acordo com os pesquisadores, foram a localização do terreno na margem erosiva do rio Solimões, a presença de minas d’água na base do talude e aterros inadequados que sobrecarregaram o solo. A análise evidenciou que, durante a cheia, a saturação do solo se intensificou, comprometendo sua estabilidade.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido