Menu

Pesquisar
Close this search box.

Setor de transporte de cargas sofre concorrência desigual, diz Longo

Foto: Sérgio Vale
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado Pedro Longo (PDT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 30, para falar sobre importância da inauguração do Porto de Chancay, no Peru, que deve ocorrer em breve. Segundo ele, esse empreendimento de grande porte precisa considerar o estado do Acre em sua rota logística, fortalecendo o papel do setor de transportes local. Para discutir essa integração e os impactos da nova estrutura, Longo solicitou uma audiência pública a ser realizada pela Comissão de Serviço Público, Transportes e Municipalismo no dia 6 de dezembro.


A audiência pública terá a participação de entidades do setor de transportes, consulados do Peru e da Bolívia, Receita Federal e outras autoridades relevantes. Ele relatou ainda que representantes do setor de transportes locais têm enfrentado desafios significativos, especialmente no transporte de cargas refrigeradas, devido a uma concorrência desigual com caminhoneiros peruanos e bolivianos. “Não é justo que essa estrada, pela qual tanto se lutou, sirva apenas para beneficiar caminhoneiros e empresas de outros países”, pontuou Longo.


Longo ressaltou que os acordos comerciais vigentes acabam favorecendo as cargas estrangeiras, que passam pela Alfândega com menor burocracia, enquanto os caminhoneiros do Acre enfrentam processos mais rigorosos e demorados. “Precisamos tratar com mais seriedade desses temas, que afetam diretamente o setor de cargas do Acre”, destacou o deputado, reafirmando a necessidade de assegurar condições competitivas justas para as empresas locais.

Anúncio


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido