Pescadores e instituições interessadas em participar da Primeira Semana de Conscientização da Pesca na Regional do Juruá têm até esta quinta-feira, 31, para realizar a inscrição, através do número de WhatsApp: (68)99255-1654. O evento será realizado pelo Instituto de Meio ambiente do Acre- Imac, em Cruzeiro do Sul, nos dias 5, 6 e 7 de novembro no auditório da UAB.
A Semana antecede o período de defeso, que inicia em 15 novembro, e oferecerá treinamentos e capacitações para as secretarias municipais de municípios do Vale do Juruá ligadas à atividade pesqueira. Durante o defeso a pesca de vários tipos de peixe é proibida para assegurar a reprodução das espécies.
“Vamos dar treinamentos e capacitações para as secretarias municipais da Regional do Juruá, incluindo Ipixuna, Guajará, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul, juntamente com os nossos servidores, nos dias 5 e 6. E no dia 7, nós faremos um grande encontro com todos os pescadores da Regional do Juruá, pescadores profissionais, registrados nas colônias de pesca, nas associações, sindicatos, e também os pescadores amadores”, explica a chefe do IMAC de Cruzeiro do Sul, Laciône Pedrosa Maia.
O objetivo, segundo ela, é alinhar a todos conforme a portaria do IBAMA, com as normas para esse período. “A gente teve essa ideia para reunir todos, e alinhar, conforme a portaria 48 de 5 de novembro de 2007 do IBAMA, que estabelece normas para pesca nesse período. Na fiscalização, nós, juntamente com os nossos colaboradores, a marinha e as secretarias, saímos para a fiscalização nos mercados e no rio. Além disso, outros tipos de atividades pesqueiras são proibidas, conforme a lei 9.605 de 1998 e o decreto 6.514 de 2008. A lei 9.605 de 2008 estabelece sanções penais e administrativas para atividades que prejudicam o meio ambiente. E o decreto 6.514 de 2008, estabelece as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente, além de criar o processo administrativo federal para apurar essas infrações”, pontua.
Ela cita as espécies que tem a pesca proibida no período de defeso, quando há a proibição da pesca para a reprodução das espécies e manutenção da sustentabilidade. “As mais comuns aqui na nossa região são a matrinxã, o surubim, pacu, sardinha, jaraqui e outras”, conclui.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), compartilhou nas redes sociais nesta quinta-feira, 21,…
O Deputado Federal Roberto Duarte (Republicanos/AC) apresentou requerimento de voto de pesar na Câmara dos…
O jornal ac24horas vem a público comunicar que está sendo vítima de golpe por uma…
O relatório da Polícia Federal (PF) conclui que Bolsonaro tinha “pleno conhecimento” do plano para…
A Prefeitura de Rio Branco anunciou a operação de uma linha especial de ônibus para…
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e o Instituto de Meio Ambiente do…