Menu

Idealizador do Neabi da Ufac, professor Paulo Vinícius morre aos 59 anos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Universidade Federal do Acre (Ufac) usou as redes sociais nesta quarta-feira, 30, para lamentar a morte do professor doutor Paulo Vinícius Baptista da Silva, aos 59 anos.


A nota, assinada por Flávia Rodrigues Lima da Rocha, coordenadora do Neabi/Ufac, lembrou do início da criação do núcleo em 2018, durante o primeiro ano de doutorado de Flávia, quando Paulo Vinícius a orientou a constituir um núcleo voltado para a pesquisa sobre questões raciais e de combate ao racismo, mas com autonomia institucional. “Você precisa criar urgentemente um Neab, faça isso em forma de grupo de pesquisa para não ficar diretamente atrelado à universidade”, recordou a professora sobre a orientação recebida.


Na ocasião, Flávia passou a estudar estruturas de outros núcleos de estudo sobre questões afro-brasileiras e indígenas em outras universidades do país e estruturou o Neabi/Ufac como grupo de pesquisa independente. Desde então, o núcleo tem se tornado um espaço de referência para pesquisadores dedicados à promoção da igualdade racial no Acre.

Anúncio


Em nota, a professora destacou a influência de Paulo Vinícius em sua trajetória pessoal e acadêmica. “Hoje, eu perdi um orientador de doutorado, um grande mentor de vida, um amigo, um referencial não apenas teórico, mas de ser humano. A luta dele segue viva em nossa ancestralidade, da qual agora ele faz parte”, escreveu.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido