O narrador Cléber Machado foi escolhido para ser o jornalista brasileiro a votar na Bola de Ouro. Após a premiação que escolheu Rodri como melhor do mundo, o profissional da imprensa revelou seus votos.
“Eu votei no Vini Jr em primeiro. Ano passado me deram bronca porque eu não botei ele na primeira posição. Mas em 2023, eu achei que ele não foi o melhor. Esse ano, ele foi. Votei no Vini Jr em primeiro, Rodri em segundo e Bellingham em terceiro”, disse Cléber Machado.
Confira o top 10 de Cléber Machado na Bola de Ouro:
Vini Jr. (Real Madrid/Brasil)
Rodri (Manchester City/Espanha)
Bellingham (Real Madrid/Inglaterra)
Mbappé (PSG/França)*
Kane (Bayern de Munique/Inglaterra)
Kroos (Real Madrid/Alemanha)
Wirtz (Bayer Leverkusen/Alemanha)
Carvajal (Real Madrid/Espanha)
Foden (Manchester City/Inglaterra)
Haaland (Manchester City/Noruega)
*A temporada contabilizada para a Bola de Ouro foi a 2023/24, quando Mbappé, atualmente no Real Madrid, ainda defendia as cores do PSG.
Na sequência, Cléber Machado falou sobre a escolha de outros jornalistas e criticou aqueles que não votaram no camisa sete do Real Madrid pelos posicionamentos fora de campo: “Eu votei no Vini, mas outras pessoas votam em outros jogadores. Pode ter acontecido de alguns pensarem: ‘Ah, ele fala muito fora do campo’. O que é um raciocínio absolutamente sem sentido. Ele tem esse direito. O que fazem com ele, eu não sei qual de nós teria a paciência que ele tem. Se ele entende que a reação dele aos atos racistas prejudicou na votação, acho que ele tem que fazer 10, mil, um milhão de vezes o que ele faz contra o que ele sofre “, encerrou.
Como funciona a votação para a Bola de Ouro?
A votação da Bola de Ouro é feita por 100 jornalistas dos 100 países mais bem colocados no ranking da Fifa. Os profissionais da imprensa recebem uma pré-lista com 30 nomes escolhidos pela France Football e elegem, por ordem, seus 10 favoritos, que recebem uma pontuação. O mais bem pontuado, fica com o troféu.