Mais de 100 pessoas, entre estudantes, pesquisadores, membros da sociedade civil e da irmandade daimista de Rio Branco prestigiaram no sábado, 26, a inauguração da nova exposição do Memorial da Colônia Cinco Mil. O espaço é resultado da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade entre os anos de 2019-2023, pela pesquisadora e professora doutora do Centro de Filosofia e Ciência Humanas da Universidade federal do Acre- Ufac , Julia Lobato Moura. “O Memorial segue a proposta e metodologia dos museus comunitários, uma iniciativa de valorização das comunidades tradicionais e suas histórias que tem ganhado espaço em todo o país”, cita Júlia.
No memorial, que funciona na antiga escola da Colônia Cinco Mil, há uma exposição de fotos, documentos e uma detalhada linha do tempo, narrando a história de 50 anos de existência dessa comunidade.
É uma realização do Coletivo Amigos da Cinco Mil com financiamento do Edital 12/2023 (Área de Patrimônio Cultural) do Fundo Municipal de Cultura, da Prefeitura de Rio Branco/Acre por meio da Fundação Garibaldi Brasil “FGB”. Entre os apoiadores, cita se a produção de Rafael Batista da Aruê! Arte, Cultura e Holismo, o CEDOC – Centro de Documentação e Memória da ICEFLU, além da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN/Acre.
A apresentação do espetáculo cênico-musical do Jabuti Bumbá fez parte da inauguração. O Memorial está aberto à população.
Um “causo” sobre a travessia de um Igarapé com arraias foi o vencedor do campeonato…
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), participou neste domingo, 22, da inauguração da…
A Catedral da Igreja Batista do Bosque (IBB), em Rio Branco, foi palco na noite…
A cantora Lady Gaga será a próxima atração internacional a se apresentar gratuitamente na capital…
Após 21 horas de cirurgia, Preta Gil segue internada na UTI do Hospital Sírio-Libanês, em…
O editorial do ac24horas deste domingo terá a tendência de ser desagradável. Provavelmente deve ser…