Para minimizar o impacto da seca dos rios,o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Alto Rio Juruá, em parceria com o Ministério da Saúde, Ministério da Defesa e a Fundação Nacional dos Povos indígenas (Funai), realiza uma ação emergencial em terras indígenas de Marechal Thaumaturgo. As equipes compostas por médicos, dentistas e técnicos, fazem atendimento e entregam alimentos e água mineral. O próximo município atendido será Jordão.
Devido ao baixo nível baixo das águas dos rios, um helicóptero é utilizado. A operação, que já dura mais de uma semana, é realizada com o apoio do Exército Brasileiro e conta com o uso da aeronave para transportar as equipes multidisciplinares para as áreas . “Tivemos que buscar parcerias para garantir que nossas equipes possam chegar nos territórios e dar suporte às comunidades durante esse período. Nós escolhemos dois municípios para dar um apoio maior, que foram Marechal Thaumaturgo e Jordão, que têm as comunidades mais distantes, com rios menores, que ficaram meses sem acesso à nossa equipe multidisciplinar, que é composta por enfermeiros, médicos, dentistas e técnicos que vão periodicamente até o território para realizar todo o trabalho de atendimento à saúde dos povos indígenas”, explicou Isaac Piyãko, coordenador do Dsei do Alto Rio Juruá.
Segundo Piyãko, as doenças mais comuns registradas nesse período são diarréias e síndromes respiratórias agudas graves. Para minimizar os impactos, a equipe também realiza um trabalho de orientação junto às lideranças comunitárias e agentes de saúde locais, reforçando as medidas preventivas e as práticas de higiene. “Já colocamos três equipes em Marechal Thaumaturgo. Falta a quarta equipe, que será enviada ao Rio Arara, próximo à Terra Indígena Camba, no Rio Amônia. Também já colocamos equipes no Rio Bagé e no Rio Breu.Após finalizarmos em Marechal Thaumaturgo, iremos para Jordão, onde tivemos o maior desafio no Rio Jordão. A população indígena nessa região é bastante grande, com aproximadamente quatro mil pessoas, e também faremos o atendimento lá”, disse.
O influenciador Gominho visitou a cantora Preta Gil, de 50 anos, que está internada na…
Em Xapuri, pelo sexto ano consecutivo, um grupo de amigos faz o Natal de centenas…
A Catedral Nossa Senhora de Nazaré promove na noite desta terça-feira, 24, a tradicional missa…
Um tiroteio entre policiais civis e traficantes deixou cinco mortos na manhã do último domingo…
Os municípios de Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia viveram dois dias de muita música e…