Com o salão do Afa Jardim lotado, Marina Belandi, candidata à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Acre (OAB-AC), e seu candidato a vice-presidente, Adriano Iurconvite, lançaram oficialmente sua candidatura nesta sexta-feira, 25. A eleição está marcada para 22 de novembro.
Na chegada ao local, que contava com espaço infantil, Marina foi recebida com entusiasmo por apoiadores. Essa é a primeira vez em 92 anos que uma mulher se candidata à presidência da OAB-AC.
Durante a solenidade, Belandi, visivelmente emocionada, destacou a importância histórica do momento. “É com muita alegria que recebo os convidados e a advocacia acreana, todos aqui presentes. Vamos mostrar nossas propostas e falar com a classe”, afirmou.
Primeira mulher a concorrer ao cargo, Marina ressaltou que suas principais propostas incluem a valorização da advocacia, especialmente para iniciantes, e a defesa das prerrogativas dos advogados, que, segundo ela, foram negligenciadas pela atual gestão. “Nossa bandeira principal é defender as prerrogativas da advocacia iniciante, que foram abandonadas. Acredito que farei o melhor pela nossa profissão, pois vivo a advocacia”, disse.
A candidata à presidência fez críticas aos adversários e destacou promessas não cumpridas. “Ninguém pode fazer promessa se não pode cumprir no fim. A advocacia não merece pessoas que não honram seus compromissos de mandato”, afirmou a candidata se referindo ao fato de ser adversário Rodrigo Apache ter prometido na eleição passada que não concorreria à reeleição.
Adriano Iurconvite, candidato a vice, comentou que o lançamento visa apresentar as propostas da chapa à comunidade jurídica e à sociedade em geral. “Queremos mostrar por que Marina é a pessoa certa para presidir a OAB. Ela é aberta ao diálogo e foi convidada pela própria sociedade para discutir questões, em um momento em que a OAB-AC se mostrou submissa a algumas posturas institucionais. Confio nela e aceitei o desafio de ser vice por essa razão”, afirmou.
Iurconvite destacou três pontos da plataforma: apoio à jovem advocacia, diálogo com o Poder Judiciário para flexibilização de prazos e medidas para facilitar o acesso dos advogados aos alvarás de levantamento.
Ele ainda aproveitou o momento para criticar duramente a chapa adversária, relatando uma situação em que uma advogada iniciante teria recebido ajuda mediante cobrança de honorários, prática que ele considera prejudicial à advocacia jovem. “Isso é ajudar a advocacia iniciante? Mais uma mentira! E onde estão as propostas da Chapa 7? Ninguém viu!”, provocou.
O candidato a conselheiro federal, advogado Marcos Paulo, elogiou Marina e se mostrou confiante na vitória. “Cada ataque que ela receber é um voto que conquistaremos. Confio nessa mulher, que tem palavra e compromisso. Estamos com você”, afirmou.
Marina Belandi possui quase duas décadas de experiência na advocacia e já foi vice-presidente da OAB-AC em duas gestões, de 2016 a 2018 e de 2019 a 2021. A solenidade contou com a presença do deputado estadual Pedro Longo, da noiva do prefeito Tião Bocalom, Kellen Nunes, e outras autoridades e apoiadores.
Diversos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) em todo o Brasil têm alertado motoristas sobre um…
O tempo instável será a marca deste sábado (23) em diversas regiões do Acre e…
Populares começam a chegar para prestar as últimas homenagens a Flaviano Melo, ex-governador do Acre,…
O governo federal anunciou um novo bloqueio de R$ 6 bilhões no orçamento, com o…
O Brasil se destaca como líder global no envio de mensagens de voz através do…
O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…